Continua depois da publicidade
Rafaella Martinez
Às 21h30, na Praça dos Andradas, a paulistana Cia dos Inventivos fará a sessão ‘Azar do Valdemar’, com dramaturgia de Jé Oliveira, direção de Edgar Castro e atores-criadores Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues e Marcos diFerreira.
Na trama, uma trupe mambembe conta a história do desaparecimento de Valdemar e, com o público, tenta recriar a sua trajetória. A peça é livremente inspirada no romance ‘Viva o Povo Brasileiro’, de João Ubaldo Ribeiro.
Em ‘Azar do Valdemar’ a Cia. dos Inventivos, desenvolve, por meio do teatro, informação sobre os sequestrados pelo estado policial que vigora em nosso país, denunciando simbolicamente as inúmeras injustiças do corpo social fragmentado pela violência.
Dessa forma, acaba por se tornar uma obra atual, pois dialoga com o Brasil dos linchamentos e dos “marginais” amarrados em postes.
Inspirando-se em características do Teatro de Variedades, o espetáculo tenta construir novas abordagens que, por meio do estético, revisitem os modos como os relacionamentos humanos têm se constituído. Ao apontar as hostilidades contra o humano, os Inventivos criam mais um espetáculo da gente brasileira. Como foco central, tenta compreender o que torna desventurada uma população numerosa: os miseráveis, os favelados, as mães desesperadas e todos os outros azarados.