X

Mais DL

Quando calar é ouro

Há ocasiões em que falar demais pode comprometer nosso marketing pessoal e nossa imagem positiva perante as outras pessoas

Da Reportagem

Publicado em 05/11/2017 às 14:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em um mundo repleto de ruídos como o que vivemos hoje, saber calar na hora certa demonstra sabedoria. Há um provérbio famoso que diz "Falar é prata, Calar é ouro" e, realmente, em determinados momentos, o silêncio pode nos ajudar bastante.

Há ocasiões em que falar demais pode comprometer nosso marketing pessoal e nossa imagem positiva perante as outras pessoas.

Quanto mais falamos dos nossos problemas, mais colocamos o nosso foco neles. Por isso, desavenças familiares, discussões entre casais, problemas entre amigos precisam ser resolvidos rapidamente e entre as pessoas envolvidas. Divulgá-los entre outras pessoas pode aumentar ainda mais o atrito.

Comentários sobre restrições físicas como dificuldades para dormir, alimentos que não podem ser consumidos, questões de saúde que já estão sendo observadas por médicos especializados também precisam ser tratados com cuidado em conversas, pois podem cansar o ouvinte e nos expor sem necessidade.

Alguns assuntos são mais íntimos e podem ser guardados apenas para você e para as pessoas mais próximas de sua convivência.

O provérbio "Falar é prata, Calar é ouro" também se aplica muito bem quando vamos criticar outras pessoas.

Antes de criticar alguém, pare e pense: você gostaria de ser criticado dessa forma? Gostaria que outra pessoa falasse de você, o que você está comentando sobre essa pessoa? Com essa “peneira”, silenciar fica bem mais fácil.

A “peneira” também é importante em outros momentos: sempre que for entrar em uma discussão sobre um tema polêmico, como religião, futebol, política, preferências sexuais e assuntos que fazem a conversa ganhar um rumo mais tenso. Lembre-se que, muitas vezes, silenciar pode ser o melhor remédio!

Até a próxima!

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Aderlan passa por cirurgia e é baixa no Santos

Jogador se lesionou contra o Paysandu

Nacional

Macacos pegam comida de visitantes e fazem 'arrastão' em parque; VEJA VÍDEO

Em um vídeo publicado nas redes sociais, os animais aparecem abrindo mochilas, pegando sacolas e levando potes de comida

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter