X
AMIGO PESCADOR

Projeto ambiental de Guarujá está na final do Prêmio Jovem Brasileiro 2021

Para alcançar a melhor colocação em uma das duas categorias desta 20ª edição, o grupo precisa obter o maior número de votos on-line entre outros três finalistas, até esta quarta-feira (27)

O projeto ambiental de Guarujá denominado 'Amigo Pescador', da Associação S.O.S Rio do Peixe, está prestes a conquistar o Prêmio Jovem Brasileiro 2021 / Divulgação / Prefeitura de Guarujá

O projeto ambiental de Guarujá denominado ‘Amigo Pescador’, da Associação S.O.S Rio do Peixe, está prestes a conquistar o Prêmio Jovem Brasileiro 2021, do grupo Ambipar. Para alcançar a melhor colocação em uma das duas categorias desta 20ª edição, o grupo precisa obter o maior número de votos on-line entre outros três finalistas, até esta quarta-feira (27).

Eleger a primeira entidade de combate ao lixo no mar do Município é muito fácil. Basta acessar www.premiojovem.com.br/#votacao, clicar na opção ‘inscreva-se e vote aqui’ e, depois de concluir o cadastro, indicar ‘Jackson Ferreira – Projeto Amigo Pescador da Associação S.O.S Rio do Peixe’, como jovem do ano. É possível votar inúmeras vezes pelo mesmo login.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Este ano, o tema do Prêmio Jovem Brasileiro é ‘Biodiversidade Marinha – O Lixo nos Oceanos’. Por isto, os inscritos tiveram de apresentar propostas envolvendo: soluções e alternativas sustentáveis; aplicações e tecnologias sustentáveis; e educação de sustentabilidade.

A adesão à iniciativa se deu com o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que, por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Meio Ambiente Urbano, tem acompanhado o projeto desde 2019. Antes, a comunidade pesqueira do Perequê apenas realizava mutirões de limpeza, sem nenhuma formalização enquanto “movimento”.

Para estimular a continuidade do projeto, a Semam promove educação ambiental e destina sacos de lixo e luvas, periodicamente.

De acordo com a assessora de Meio Ambiente que ajudou a redigir o projeto ‘Pescador Amigo’, é emocionante ver para onde o movimento tem ido. “Agora, os guarujaenses podem ver seus mares mais limpos e, ainda, o projeto finalista na iniciativa de um grupo que é pioneiro em soluções ambientais em todo o Brasil”, enfatizou.

ANÚNCIO.
Os projetos vencedores do Prêmio Jovem Brasileiro 2021 serão anunciados na próxima quinta-feira (28), no ZoOme Hall at Teatro B32, localizado na Faria Lima, em São Paulo.

Duas categorias serão premiadas. São elas: ‘instituição’ e ‘inscrição e avaliação de projetos’.

NOSSO MARES.
O projeto ‘Amigo Pescador’ está inserido na iniciativa ‘Nossos Mares’, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que examina todo o material recolhido no mar, para identificar os impactos da poluição marinha na pesca. Após a análise, os itens recicláveis são destinados às cooperativas, e os rejeitos encaminhados para a disposição adequada.

A ação também dispõe de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) exclusivo para os pescadores. Apenas este ano, mais de 800 quilos de resíduos foram descartados no local. 

Desta forma, é possível diagnosticar a situação atual das zonas costeiras de Guarujá e, ao identificar os impactos ambientais, desenvolver soluções adequadas. 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Neymar vence prefeitura de Santos em briga judicial

A Neymar Sport e Marketing tem como sócios Nadine Gonçalves e Neymar da Silva Santos, pais do atleta do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira

Brasil

Governo: Mário Frias contrata por quase R$ 4 milhões empresa sem licitação e sem funcionários

A sede da empresa seria uma caixa postal em um escritório virtual a 2.400 km do Rio de Janeiro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software