X

Estreias

Documentário sobre navio Raul Soares tem pré-estreia dia 12

“Nau Insensata” tem produção da Querô Filmes e roteiro de Cristiano Sidoti. Embarcação serviu de presídio político durante a ditadura

Bárbara Farias

Publicado em 11/05/2015 às 15:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A nova produção da Querô Filmes já tem data marcada para pré-estreia: nesta terça, (12/05), no Cine Roxy do Pátio Iporanga, às 21 horas. O documentário "Nau Insensata" traz à tona os relatos de ex-presos que sentiram na pele o drama de viverem aprisionados dentro da embarcação Raul Soares, que serviu de presídio político durante a ditadura militar no Porto de Santos, há 50 anos atrás.

A obra audiovisual é uma realização do Instituto Querô, com roteiro e direção de Cristiano Sidoti e começou a ser produzido após ganharem juntos, o Prêmio Estímulo do Estado de São Paulo de 2013.  Entre os entrevistados, estão o ex-preso político e professor universitário da USP, Boris Vargaftig e ex-sindicalistas Osmar Golegã, Nelson Amado, Ademar dos Santos e Thomas Maack. Na sessão de estreia, o diretor, equipe de produção e parte do elenco estarão presentes.

O caso do navio-prisão "Raul Soares" aconteceu logo no primeiro ano do golpe militar, em 1964, no Porto de Santos. O documentário foi todo gravado no Porto Santista, buscando cenas e uma trilha sonora que complementassem o clima denso relatado pelos personagens.

Com uma linguagem comunicativa e reflexiva, sem a figura de um locutor, a história é narrada por meio da união dos depoimentos. “Buscamos não só contribuir com um registro histórico e um marco para a cidade santista, mas também dar voz às pessoas que viveram no período de golpe militar”, comenta Jefferson Paulino, sócio-diretor da produtora Querô Filmes.

O documentário levou cerca de um ano entre produção, gravações e finalização, com uma equipe de 38 profissionais. Jovens das Oficinas Querô também integraram à produção, como parte de aprendizado e capacitação audiovisual. Além da pré-estreia, o documentário segue inscrito nos principais festivais de cinema pelo país.

Mais informações no site www.produtoraquerofilmes.com.br. Sigam também a fanpage fb.com/querofilmes e o instagram @querofilmes.

A sessão do documentário será realizada na sala 1 do Cine Roxy 4 para convidados (Foto: Divulgação)

Querô Filmes - A Querô Filmes surgiu em 2006 por meio do projeto social Oficinas Querô, com o objetivo de produzir obras audiovisuais e corporativas relevantes à sociedade. Com mais de 7 anos no mercado, a produtora já tem como clientes a Petrobras, Fundação Telefônica, Ambev, Fundação Bunge e Anglo American, além de produzir conteúdos autorais e curtas e médias metragens premiados - “Aloha”, “O Melhor Lugar” e “De Velha Basta Eu” -, por meio de editais como o Prêmio Estímulo. A produtora realiza também séries para emissoras como SESC TV e Canal Futura.

Veja o trailer do documentário:

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter