Documentário sobre navio Raul Soares tem pré-estreia dia 12

“Nau Insensata” tem produção da Querô Filmes e roteiro de Cristiano Sidoti. Embarcação serviu de presídio político durante a ditadura

Comentar
Compartilhar
11 MAI 201515h27

A nova produção da Querô Filmes já tem data marcada para pré-estreia: nesta terça, (12/05), no Cine Roxy do Pátio Iporanga, às 21 horas. O documentário "Nau Insensata" traz à tona os relatos de ex-presos que sentiram na pele o drama de viverem aprisionados dentro da embarcação Raul Soares, que serviu de presídio político durante a ditadura militar no Porto de Santos, há 50 anos atrás.

A obra audiovisual é uma realização do Instituto Querô, com roteiro e direção de Cristiano Sidoti e começou a ser produzido após ganharem juntos, o Prêmio Estímulo do Estado de São Paulo de 2013.  Entre os entrevistados, estão o ex-preso político e professor universitário da USP, Boris Vargaftig e ex-sindicalistas Osmar Golegã, Nelson Amado, Ademar dos Santos e Thomas Maack. Na sessão de estreia, o diretor, equipe de produção e parte do elenco estarão presentes.

O caso do navio-prisão "Raul Soares" aconteceu logo no primeiro ano do golpe militar, em 1964, no Porto de Santos. O documentário foi todo gravado no Porto Santista, buscando cenas e uma trilha sonora que complementassem o clima denso relatado pelos personagens.

Com uma linguagem comunicativa e reflexiva, sem a figura de um locutor, a história é narrada por meio da união dos depoimentos. “Buscamos não só contribuir com um registro histórico e um marco para a cidade santista, mas também dar voz às pessoas que viveram no período de golpe militar”, comenta Jefferson Paulino, sócio-diretor da produtora Querô Filmes.

O documentário levou cerca de um ano entre produção, gravações e finalização, com uma equipe de 38 profissionais. Jovens das Oficinas Querô também integraram à produção, como parte de aprendizado e capacitação audiovisual. Além da pré-estreia, o documentário segue inscrito nos principais festivais de cinema pelo país.

Mais informações no site www.produtoraquerofilmes.com.br. Sigam também a fanpage fb.com/querofilmes e o instagram @querofilmes.

A sessão do documentário será realizada na sala 1 do Cine Roxy 4 para convidados (Foto: Divulgação)

Querô Filmes - A Querô Filmes surgiu em 2006 por meio do projeto social Oficinas Querô, com o objetivo de produzir obras audiovisuais e corporativas relevantes à sociedade. Com mais de 7 anos no mercado, a produtora já tem como clientes a Petrobras, Fundação Telefônica, Ambev, Fundação Bunge e Anglo American, além de produzir conteúdos autorais e curtas e médias metragens premiados - “Aloha”, “O Melhor Lugar” e “De Velha Basta Eu” -, por meio de editais como o Prêmio Estímulo. A produtora realiza também séries para emissoras como SESC TV e Canal Futura.

Veja o trailer do documentário: