X

Estreias

Pré-estreia do documentário Lisergia Clássica é hoje

Produção aborda a fundo a cultura longboard – ou pranchão -, passando por locações como Brasil, Califórnia, Peru e Costa Rica

Bárbara Farias

Publicado em 02/09/2014 às 10:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O universo do surfe fica mais rico com o lançamento de “Lisergia Clássica”, documentário que aborda a fundo a cultura longboard – ou pranchão -, passando por locações como Brasil, Califórnia, Peru e Costa Rica. O lançamento do filme é hoje, em Santos, a partir das 21 horas, no Cine Roxy 5. A retirada gratuita de ingressos acontece no mesmo dia, a partir das 15 horas, na bilheteria do cinema. Será sorteado um longboard Neco Carbone após a sessão.

O filme dirigido pelo surfista Jaime Viudes,  tem fotografia de Paulo Camargo, e produção da Galeria Filmes- com trilha Sonora composta pela Juke.

“Lisergia Clássica” é uma produção que retrata a importância do surfe na vida de seus personagens, ao abordar o pioneirismo do esporte e mergulhar a fundo na cultura do longboard. As primeiras gravações foram feitas na Califórnia, tendo sequência no Peru, durante um consistente swell na região de Chicama. Além do Brasil, as locações passaram pela Costa Rica, na famosa onda de Boca Barranca. Depoimentos marcantes e imagens clássicas transformam o filme num documentário que se inspira no lirismo do surf, através de depoimentos e performances de lendas do esporte e do longboard brasileiro e mundial. O enredo aborda desde o surgimento do longboard até seu declínio, com o surgimento das pranchinhas - e por fim, sua retomada na década de 80. A eterna polêmica entre progressivo e clássico também é tema do filme, programa obrigatório para surfistas, aspirantes e simpatizantes do esporte.

O lançamento do filme é hoje, em Santos, a partir das 21 horas, no Cine Roxy 5 (Foto: Divulgação)

“Além do surf clássico, procuramos mostrar a tradição do esporte e o surf pelo prazer de surfar. Nosso foco foi a poesia do surf, sem deixar de lado o conteúdo e contexto da cultura do esporte”, diz Jaime Viudes diretor do filme.

Na Califórnia, em locações chave para a cultura do esporte - como San Onofre, Swamis, Cardiff, Huntington Beach e Malibu -, o filme é conduzido por um conteúdo guiado pela filosofia dos personagens, que encaram o surf pelo simples prazer de surfar, sem se ater ao espírito de competição profissional.

No Peru, segue-se exibindo a simplicidade do povo local, sua rica cultura e paisagens intrigantes, que contribuíram para um retrato poético da região. Alex Leco, Danilo Mullinha e Viudes surfam ondas perfeitas em Chicama, Pacasmayo, Poemape e Huanchaco, onde viveram momentos especiais durante as filmagens, envolvidos também pelo misticismo do país sul-americano.

A equipe passou também pela Costa Rica, um dos pontos mais procurados pelo turismo de longboard , justamente pela presença de ondas perfeitas. Thiago Mariano, Cassio Carvalho e Gabriel Nascimento falam de suas experiências e da atmosfera do local, repleta de rica fauna e flora.

No Brasil, as filmagens percorreram o Rio de Janeiro, local importante para o desenvolvimento da cultura do surf no final da década de 50, o litoral de São Paulo -de Santos a Ubatuba- e também Santa Catarina, exibindo toda a magia e cultura do surfe nas regiões de Florianópolis, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta.

A produção disseca o surf em sua forma mais pura: o espectador é convidado a vivenciar a sensação do “free surf” e a presenciar o resgate da história deste esporte tão fascinante, tornando-o um documentário de conteúdo inédito no Brasil. A chamada “essência do surfe” fica evidente através de viagens pelo Brasil e pelo mundo, com performances e depoimentos significativos das grandes lendas, interagindo com surfistas modernos.

“Depois de dois anos de muito trabalho e pesquisa e explorando a fundo o mundo do longboard nacional e internacional, tudo o que mais queremos é que este conteúdo chegue para todos de forma gratuita. Por isto, nosso foco, a partir de agora, será firmar parcerias com marcas que tornem isto possível”, diz Vânia Ferreira, produtora executiva do filme.

Veja o trailer do documentário:

Ficha Técnica

Diretor: Jaime Viudes
Diretor de Fotografia: Paulo Camargo
Roteiro e Montagem: Mauro Lima, Jaime Viudes e Bruno Vergueiro
Produção Executiva: Vânia Ferreira
Produção: Galeria Filmes
Trilha Sonora original: Juke

Lançamento do filme Lisergia Clássica
Terça, 2 de setembro, 21h
Cine Roxy 5 – Av. Ana Costa, 443, Gonzaga.
02/09/2014 – 21:00
Retirada de ingressos a partir das 15h na bilheteria do cinema.

Será sorteado um longboard Neco Carbone após a sessão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter