X

Governo

Plano de desinvestimento no setor elétrico vai priorizar sistemas maduros

As outras áreas a serem privatizadas estão em estudo, e a transferência para a iniciativa privada pode incluir ativos como geração, transmissão e distribuição

Publicado em 27/05/2015 às 12:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O plano de desinvestimento do governo federal para o setor elétrico deve repassar ao mercado ativos de sistemas de energia elétrica "mais maduros" e estabelecidos, disse hoje (27) o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Segundo ele, o capital público "já cumpriu seu papel" de incentivador e deve se concentrar nas áreas mais isoladas.

"Existem regiões que estão em grandes sistemas isolados e em que não há neste momento viabilidade para que sejam privatizadas, e existem outros sistemas que já estão interligados e maduros economicamente em que é desnecessário que o governo federal continue gerindo e investindo", disse Braga.

O ministro afirmou que não há no governo federal "nenhum preconceito quanto à questão da privatização" e disse que a Celg (Centrais Elétricas de Goiás), da Eletrobras, foi escolhida como a primeira a ser privatizada no plano por ser segura o suficiente para iniciar o novo modelo de privatização.

O ministro também comentou a expectativa pelo anúncio do novo plano de investimento da Petrobras (Foto: Divulgação)

As outras áreas a serem privatizadas estão em estudo, e a transferência para a iniciativa privada pode incluir ativos como geração, transmissão e distribuição. Braga afirmou que o plano de desinvestimento pode ser entendido como uma reestruturação do setor elétrico que visa ao aumento da competitividade e não como parte do ajuste fiscal do governo.

O ministro também comentou a expectativa pelo anúncio do novo plano de investimento da Petrobras e disse ter confiança de que a empresa apresentará um número "realista".

"Acreditamos que a Petrobras apresentará um número realista e suficientemente robusto para mostrar que fará um investimento dentro de sua capacidade e para assegurar o vigor para o setor, que é um setor prioritário," disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter