Continua depois da publicidade
O pão de mel, na realidade nada mais é do que um bolo, mas enriquecido com especiarias em sua composição. Como todo o bolo ele pode ser servido in natura (puro), recheado e com recheio e cobertura (para se lambuzar!)
Rei das festinhas, ele pode receber um banho de chocolate e depois uma bela decoração de pasta de chocolate ou pasta americana. Também é tendência embalar num plástico e depois num retalho de tecido, que funciona como decoração para a mesa de festa e também como uma lembrancinha perfeita.
Ingredientes:
- 2 xícaras de leite integral
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de mel
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres de sobremesa de cravo em pó
- 2 colheres de sobremesa de canela em pó
- 1 colher de sobremesa de bicabornato
- 1 ovo
- 3 xícaras de farinha de trigo
Continua depois da publicidade
Para rechear:
- Brigadeiro ou Doce de Leite
Para dar banho:
- 200 g de chocolate Top (para cobertura)
Continua depois da publicidade
Você também vai precisar:
- Assadeira
- Liquidificador
- Cortador
- Papel manteiga
Modo de fazer:
No liquidificador: bata todos os ingredientes, menos a farinha.
Em uma tigela incorpore a farinha suavemente, até que fique tudo homogêneo. A massa é mais liquida do que de um bolo normal.
Continua depois da publicidade
Despeje em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada com chocolate em pó. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos (ou até enfiar um palito e ele sair sequinho).
ara rechear: Com o auxílio de um cortador ( ou uma faca no caso do resultado final ser um quadrado), corte os pães de mel no formato desejado. Depois corte ao meio, na horizontal para poder rechear. O recheio pode ser de brigadeiro ou doce de leite (já publicamos receita dos dois, acesse o acervo digital no site www.diariodolitoral.com.br/).
Para cobrir: Derreta em banho maria o chocolate para cobertura. Ele também pode ser derretido no micro-ondas, desde que seja colocado em potência média ou baixa, mexendo de 15 em 15 segundos para não queimar. Com o chocolate derretido e o auxílio de um garfo ou escumadeira, é só banhar o pão de mel e deixar secar sob uma folha de papel manteiga.
A escolha desse tipo de chocolate é para facilitar a vida e evitar que seja necessário dar choque térmico, necessário caso a cobertura escolhida seja de chocolate ao leite.
Continua depois da publicidade
Para decorar: Se o pão de mel for receber decoração colorida, o banho deverá ser feito com chocolate para cobertura banco, que depois de derretido pode ser tingido com corante alimentar especial para chocolate.
Que a semana seja doce e até a próxima!