Palestra sobre câncer de mama desperta interesse sobre o assunto no Cras Morrinhos

Palestra está na programação do Outubro Rosa

Comentar
Compartilhar
24 OUT 201311h31

A última sexta-feira (18) foi dia de falar sobre a saúde da mulher no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morrinhos (Rua Manoel Vicente de Brito, s/n), que recebeu enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morrinhos (Praça do Comércio, s/n) para falar sobre a prevenção de câncer de mama. A palestra está na programação do Outubro Rosa e acontece graças à parceria entre as Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Segundo a diretora da UBS Morrinhos, Christiane Seliprandy Cruz Rodrigues, o Outubro Rosa é uma oportunidade de ensinar a mulher não só os perigos que o câncer de mama pode trazer, mas como a previsão é possível. “Destacamos a importância do autoexame, além da mamografia. É importante que a mulher faça regularmente, pois assim ela se conhece e percebe o que há de diferente no corpo dela”, explicou.

A assistente social Renata de Jesus Coelho Sinioni, que acompanhou a palestra, falou sobre a importância da conversa com as mulheres da comunidade. Segundo ela, além de tirarem as dúvidas sobre saúde e bem-estar da mulher, as participantes puderam também conversar importantes assuntos sociais, como o acesso a informação e violência doméstica. “Acredito que as palestras do Outubro Rosa mereçam ter continuidade, expandir para fora deste mês, há muito a se abordar”.

Palestra aconteceu na última sexta-feira (18) (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

As mulheres atendidas na UBS Morrinhos recebem forte orientação para passarem regularmente pelo ginecologista o ano todo, pois podem detectar muito mais do que o câncer com acompanhamento regular.