X

Governo

Outros funcionários da estatal serão investigados

Segundo a denúncia, a organização integrada por Costa tinha por finalidade a prática de lavagem dos recursos financeiros auferidos de crimes contra a administração pública

Publicado em 26/04/2014 às 12:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os investigadores miram agora outros funcionários da Petrobrás que teriam ligação com o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa no suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. Os investigadores suspeitam que Costa pode ter repartido dinheiro dos desvios com colegas da estatal.

"Até abril de 2012, esses desvios ocorreram no exercício da função pública de diretor da Petrobrás", aponta a Procuradoria da República. "Após esta data, continuaram acontecendo com o denunciado Paulo Roberto Costa contando com a colaboração de outros funcionários públicos da Petrobrás, que serão identificados em investigação autônoma."

O destinatário de "comissões" era a Costa Global, consultoria que o ex-diretor criou depois que saiu da Petrobrás. "O pagamento de propina acontecia com depósitos nas empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef ou na própria conta corrente da Costa Global. Recentemente, Costa atuava diretamente na compra de cotas de sociedades que seriam contratadas pela Petrobrás."

A PF interceptou contato de Youssef com o empresário Márcio Bonilho, do Grupo Sanko-Sider em 20 de outubro de 2013. "Vê quanto o Paulo Roberto levou", comenta o doleiro ao interlocutor, que o chama de "presidente". Planilha apreendia pela PF indica pagamento de R$ 7,95 milhões para Costa apenas na obra da Abreu e Lima.

(Foto: Divulgação)

Segundo a denúncia, a organização integrada por Costa tinha por finalidade a prática de lavagem dos recursos financeiros auferidos de crimes contra a administração pública, mais precisamente contra a Petrobrás". Costa "utilizava de seu cargo e, posteriormente, de suas influências para obtenção de contratos fraudados com a estatal". "Os desvios ocorreram de 2009 até 2014 e se referem a quantias relacionadas ao pagamento de contratos superfaturados a empresas que prestaram serviços direta ou indiretamente à Petrobrás, com a colaboração e intermediação de Costa."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter