X
Mais DL

Os anos de ouro de Mickey

Quem frequenta as bancas de jornal periodicamente já deve saber: a editora Abril está lançando luxuosos álbuns com todas as tirinhas de Mickey Mouse, publicadas desde 1930

Praticamente um tesouro impresso para fãs, colecionadores e pesquisadores, a coleção já está no quarto volume e vem fazendo bastante sucesso, apesar do preço (R$ 59,90 cada).

Trazendo em cada volume uma introdução histórica com informações preciosas sobre os primeiros desenhistas e roteiristas a lidarem com o personagem como o lendário Ub Iwerks, Win Smith, Roy Nelson, Hardy Gramaky, Floyd Gottfredson e muitos outros, a coleção também mostra como Disney criou um império a partir de um simples camundongo.

Outra característica que chama a atenção é a inocência das histórias, assim como a violência explícita e nenhuma preocupação com o politicamente correto. Numa tirinha de 1933, por exemplo, Mickey e Pateta abriram uma agência de detetives e, quando precisam solucionar o caso de galinhas comilonas que atacam os jardins da vizinhança, Pateta simplesmente vai lá e mata todas as galinhas. Ainda termina dizendo: “As galinhas não vão incomodar mais!”, enquanto arrasta pelo menos meia dúzia de galinhas mortas e amarradas pelo pescoço.

Mas as primeiras tiras são mesmo bem inocentes e somente aos poucos vão ganhando caráter de continuidade. São mais focadas em travessuras do que aventuras (marca registrada de Mickey depois dos anos 50) e apresentam também os primeiros vilões, como o gato Nip, que tinha roupa de criança abandonada – um boné e um macacão velhos – ; além dos primeiros parceiros como Pateta e Butch, um malandro atrapalhado que sempre coloca Mickey em encrencas, apesar de querer ajudar.

Como as tirinhas originais foram publicadas apenas em preto e branco, para essa coleção foi desenvolvido um trabalho de colorização especial, com tons suaves e, porque não dizer, nostálgicos, que só valorizaram ainda mais o material. Também poderemos conferir as primeiras aparições de Pluto, Horácio, Pateta e muitos outros.

Os volumes de os anos de ouro de Mickey que já saíram são: Mickey na ilha misteriosa (1930-1931); Mickey no circo (1931-1932); O mistério do castelo assombrado (1932-1933) e Os piratas (1933-1934).

Como a promessa da Abril é publicar a cronologia completa das tiras de quadrinhos de Mickey, o negócio é ficar de olho nas bancas e comic shops para não perder nenhum volume. A promessa é que sejam, no mínimo, 37 edições.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prefeitura inaugura mais uma creche nesta terça-feira (17)

Situado no Jardim Boa Esperança, o Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic)Tigrinhos atenderá 100 crianças

OPORTUNIDADE

Em Santos, equipe de vela oceânica levará fãs para volta em barco de regata

Passeio será realizado em 21 de maio e para concorrer, os fãs da Amstel Ultra devem participar de uma live nos canais do @veleiroinae

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software