O processo coaching e as emoções

O Coaching Integrativo Sistêmico busca olhar para o indivíduo de uma forma ampla, buscando unir nos atendimentos corpo, sua mente e espírito de cada ser humano

Comentar
Compartilhar
05 MAR 2017Por Da Reportagem14h30

O Coaching Integrativo Sistêmico busca olhar para o indivíduo de uma forma ampla, buscando unir nos atendimentos corpo, sua mente e espírito de cada ser humano.

Com o auxílio de ferramentas, o Coach (profissional certificado) conduz o processo de coaching e busca extrair pontos fortes e competências do indivíduo.

Além de todas as técnicas utilizadas, no Coaching Integrativo Sistêmico contamos com a ajuda de nossas emoções, pois ficamos frente a frente com elas durante o processo.

Muitas vezes, sentimos as emoções, mas não paramos para observá-las, pois não estamos acostumados a fazer isto.

E, observar as emoções e ter consciência delas pode ser uma ferramenta bastante poderosa para nossa evolução, seja pessoal ou profissional.

Por isso, vamos pensar em um exercício prático:

Durante o dia, preste atenção às suas emoções e observe como se sente nas mais variadas situações.

Esta pequena ação irá contribuir bastante para revelar a você mesmo como se sente em relação ao que acontece ao seu redor, tanto em situações confortáveis como nas situações em que você é colocado à prova.

Um exercício interessante, para notar como suas emoções evoluem, é anotar, em uma caderneta, o fato que aconteceu com você e que emoção você sentiu naquele momento (raiva, tristeza, medo, alegria, afetividade, amor).

Esta é uma boa técnica para ampliar o conhecimento de suas emoções e o autoconhecimento, pois você passa a olhar para você mesmo com mais atenção.

Para as emoções mais negativas, sempre que se sentir desmotivado ou triste, lembre-se que você é uma pessoa muito especial.

Ao sentir essas emoções mais negativas, pare para recordar momentos do passado em que você já vivenciou emoções positivas, como a conquista de um diploma, um prêmio, o reconhecimento sincero de alguém.

Momentos vivenciados com familiares e amigos também trazem excelentes recordações.

Anote esses momentos também e perceba como recordá-los traz alegria a você, transformando seu dia em um momento de mais paz e contentamento.