O friozinho de Campos do Jordão

A cidade paulista é um dos destinos mais procurados por brasileiros de todos os cantos, quando as temperaturas começam a cair

Comentar
Compartilhar
05 JUN 2016Por Da Reportagem14h36
Foto: Divulgação

Em muitas regiões do país as temperaturas já começam a cair e o turismo de Inverno já começa a ser procurado nas agências de viagens, isso claro, para quem gosta de curtir um friozinho em frente à lareira e bebendo um bom vinho. Se você é um desses turistas, em tão seu destino tem que ser Campos do Jordão, cidade encravada no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Nesta época do ano, o grande atrativo da cidade é o clima frio. As temperaturas abaixo de zero predominam nas madrugadas, abrindo caminho para manhãs cobertas de geadas. O gelo se desmancha aos poucos com os primeiros raios de sol e o ar fresco renova a respiração. Turistas enchem as ruas de uma das cidades de inverno mais visitadas do Brasil em busca de descontração, frio e o agito da alta temporada.

Lareira, bebidas quentes e dezenas de opções gastronômicas esperam pelos visitantes. O Festival Internacional de Inverno espalha música pela cidade nas principais igrejas, ao ar livre na Praça de Capivari, no Auditório “Cláudio Santoro” e no Palácio da Boa Vista, encantando moradores e turistas. Um bom vinho e fondue complementam a visita a serra na estação mais esperada do ano.

Em julho acontece o famoso Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão que é considerado o mais importante evento de música clássica da América Latina. Entre as atrações nacionais, vale destacar as orquestras, conduzidas por prestigiados regentes e acompanhadas por conceituados solistas de renome internacional. Se você gosta de música e cultura, visitar a cidade neste período é obrigatório. Mas se você só pensa em descansar e curtir o friozinho, Campos do Jordão continua sendo a opção.

Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira a 180 quilômetros da capital, São Paulo.

Considerada a cidade mais alta do Brasil, são variados os passeios em meio à natureza em uma mistura de cores e tons, ao som do vento e dos pássaros, além das atrações culturais. Ar puro da montanha em uma cidade de pouco menos de 48 mil habitantes, as temporadas de Inverno são o ponto alto com temperaturas abaixo de zero e geadas, no Outono a cidade se prepara com as folhas secas nas calçadas. Na Primavera e no Verão as temperaturas agradáveis e o colorido da natureza são convidativos para dias de sossego paz e aconchego.

A cidade está inserida no Circuito Turístico Mantiqueira, que é composto por sete cidades: (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier - distrito de São José dos Campos), situadas no Estado de São Paulo, na divisa dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e têm em comum a natureza exuberante e riqueza em cultura e artesanato.

Confira alguns dos atrativos culturais, de aventura e eco turismo e produção associada ao turismo que Campos do Jordão oferece e programe sua viagem.

Se você gosta de altura, uma dica é andar de teleférico e chegar ao topo do Morro do Elefante, numa altitude de 1800 metros. Construído em 1972, foi o primeiro a entrar em operação no Brasil. Lá de cima, o turista tem uma visão privilegiada da cidade. 

Outra dica legal é conhecer o Museu “Felícia Leirner”, o único museu a céu aberto do Brasil. Nas dependências do Auditório “Cláudio Santoro”, estão abrigadas cerca de 100 esculturas de bronze e granito em perfeita harmonia com a natureza. 

Interessante é conhecer também o Museu da Xilografia. O acervo do museu conta com obras de mais de 400 xilógrafos. E ainda tem um atelier xilográfico, uma oficina tipográfica e uma biblioteca especializada. 

Para a criançada um bom momento é conhecer o Parque da Floresta Encantada, um parque temático infantil onde são encontradas casas de vários personagens que habitam o imaginário dos pequeninos.

Com rico acervo cultural e artístico o Palácio da Boa Vista é a residência oficial de Inverno do Governador do Estado de São Paulo e abriga esculturas e pinturas de artistas famosos, além de requintado mobiliário.

Construído em estilo medieval, é visita imperdível.

Conhecido como Convento das Beneditinas, o Mosteiro de São João é um espaço para aqueles que buscam paz e integração com a natureza e a boa música. E o melhor é que todos os dias tem canto gregoriano.

Passeio imperdível é pegar o trem no centro de Capivari, em Campos do Jordão, na Estação Emílio Ribas e ir até a estação Eugenio Lefévrè, em Santo Antonio do Pinhal, passando pelo Vale do Lageado, com 1743 metros de altitude, é considerado o ponto ferroviário mais alto do Brasil. De lá, avista-se o Complexo Pedra do Baú e o Palácio da Boa Vista. Além deste passeio de trem, o visitante pode optar por mais dois roteiros diferentes: o; Bondinho que percorre o eixo central da cidade; e a Maria Fumaça, que sai de Capivari e vai até Abernéssia.

Aos apaixonados por cerveja, a cervejaria Baden-Baden abre sua fábrica aos visitantes para conhecer todo o processo de fabricação artesanal. O roteiro com monitor, conta ainda com degustação e visita à loja para compra de produtos.

A natureza de Campos do Jordão é maravilhosa e encanta qualquer turista. Vários são os bosques com trilhas ideais para o ecoturismo. Não deixe de conhecer o Rancho Santo Antonio, local especializado em turismo de aventura; o Borboletário Flores que Voam, com inúmeras espécies vivas de borboletas; o Eco Parque Pesca na Montanha; o Centro de Lazer Tarundu e muitos outros locais que deixaram sua viagem inesquecível. 

Visitar o complexo Ducha de Prata é um momento de distração e descontração para toda a família. O turista pode tomar banhos muito frios nos diversos jatos de água provindos da canalização da cachoeira. O local oferece ampla infraestrutura com lanchonetes, comércio de artesanato e de chocolate. Confira!

Ainda dá tempo de curtir o Inverno em Campos do Jordão, afinal, a estação mais fria ainda nem começou oficialmente. Aproveite!