X

Mais DL

O começo do fim?

Faz tempo apontamos aqui os caminhos duvidosos pelos quais enveredaram as maiores editoras de quadrinhos norte-americanas de super-heróis, principalmente a Marvel Comics

Da Reportagem

Publicado em 09/04/2017 às 18:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na ânsia de conquistar novos leitores, não se acanham, por exemplo, em descaracterizar personagens clássicos com décadas de existência ou aumentar a participação de representantes de minorias entre seus personagens. Sem falar na mania irritante de querer aproximar as versões cinematográficas das HQs, coisa que quase nunca funciona para leitores mais antigos.

Pois bem, o resultado é a queda nas vendas dos títulos da Marvel, em comparação com sua principal rival, a DC Comics. Em reunião “meio secreta” no começo deste mês em Nova Iorque, coberta quase que exclusivamente pelo site especializado em cultura geek e tecnologia ICV2, revendedores das revistas da Marvel nos EUA exigiram do editor-chefe da editora, Axel Alonso, mudanças para que os títulos voltem a vender.

Segundo eles, o fato de a Marvel apostar em grandes sagas interligadas (foram seis nos últimos seis meses, ou seja, uma por mês lá nos EUA), zerando cronologias e muitas vezes desprezando fatos já consumados, acaba irritando os leitores. Outro fator é a descaracterização de personagens como Thor (que “virou mulher”) e Homem de Ferro (que virou “adolescente, negra e mulher”...), por exemplo, para contentar minorias que nem se preocupam tanto assim com HQs deste tipo.

Não apostar em edições especiais ou séries limitadas com preços diferenciados, também, segundo os lojistas, ajudou a afastar os leitores. Só para se ter uma ideia, no mês de fevereiro a Marvel praticamente não aparecia entre os 15 títulos mais solicitados pelos lojistas para venda. Toda a lista era dominada pela DC (11 títulos) ou por editoras como Image (com The walking dead). A Marvel aparecia só quatro vezes, três delas com títulos de Star Wars, ou seja, apenas UM título da Marvel, na realidade, era solicitado (Amazing Spider-man, 24).

Claro que esta situação pode ter sido precipitada pelo sucesso da iniciativa Rebirth da DC Comics, que aposta claramente nas origens clássicas de heróis quase centenários como Superman e Batman, mas também mostra que os leitores de quadrinhos de super-heróis são mais resistentes a mudanças, tradicionalistas e pouco interessados em mensagens políticas, implícitas ou explícitas. Talvez, seja a hora de a campeoníssima Marvel aprender com a DC como voltar a satisfazer seus fiéis leitores...

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter