X

Cinema DL

Morre o ator Nelson Xavier aos 75 anos em Minas Gerais

Para Nelson Xavier, interpretar Chico Xavier no cinema foi o seu maior papel; ator também participou de filmes como "Dona Flor e seus Dois Maridos" e "A Queda"

Folhapress

Publicado em 10/05/2017 às 13:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para Nelson Xavier, interpretar Chico Xavier no cinema foi o seu maior papel / Divulgação

O ator Nelson Xavier morreu aos 75 anos na madrugada desta quarta (10), em Uberlândia (Minas Gerais), em decorrência de um câncer.
Nascido em São Paulo em 1941, Nelson Agostini Xavier tinha uma carreira de cinco décadas na TV, no cinema e no teatro.
Ele integrou o Teatro de Arena, os Seminários de Dramaturgia e o Movimento de Cultura Popular de Recife e, na década de 1960, se destacou como ator em encenações dos textos de Plínio Marcos.
No início de sua carreira, atuou em peças como "Eles Não Usam Black-tie" (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, "Chapetuba Futebol Clube" (1959) -no qual criou o papel de Maranhão-, de Oduvaldo Vianna Filho, e "Julgamento em Novo Sol" (1962), de Augusto Boal.
Na década de 1950, o futuro cineasta Eduardo Coutinho conseguiu um trabalho para Xavier como revisor na revista "Visão", onde ele também escreveu críticas de cinema e de teatro.
No cinema, trabalhou com diretores como Domingos de Oliveira, Ruy Guerra e Bruno Barreto e integrou o elenco de filmes como "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto, e "A Queda" (1978), de Ruy Guerra, que lhe rendeu o prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim.
Em 2010 ganhou notoriedade ao protagonizar a cinebiografia sobre Chico Xavier em filme de Daniel Filho que leva o nome do médium.

Veja o trailer de Chico Xavier:

Premiado como melhor ator no Festival do Rio em 2016, Nelson Xavier interpreta em "Comeback", filme que estreia no próximo dia 25, personagem que, enquanto planeja seu retorno ao crime, se vira tentando emplacar máquinas caça-níqueis em botecos suburbanos e se envolve em situações tragicômicas.
O corpo do ator será levado ao Rio de Janeiro, onde deve ser cremado nesta quinta (11).
Nelson Xavier deixa mulher e quatro filhos -Tereza Villela Xavier, uma das filhas do ator, lamentou a morte do pai em seu perfil na rede social.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter