Moradores comemoram zeladoria no Conjunto Vila Nova Esperança

A Prefeitura fez novas caixas de esgoto, pois as antigas transbordavam; também foi feita limpeza dentro do Conjunto e Operação Tapa Buraco na Rua São João

Comentar
Compartilhar
07 FEV 201412h33

A Prefeitura de Guarujá ouviu os moradores do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança, no bairro Pae Cará, e atendeu aos pedidos dos munícipes. O resultado é comemorado pelos residentes. “Agradeço a Deus em primeiro lugar e à Prefeitura pelas melhorias. Eu não sabia que a Administração me ouviria, mas agora eu sei que ela chega até aqui”, declarou Maria Nildete dos Santos, dona de casa e residente do Conjunto.

Por meio da Secretaria de Operações Urbanas, a Prefeitura fez novas caixas de esgoto em todos os blocos do conjunto, limpou o chão e tapou os buracos das ruas ao redor do local. Além disso, a Administração intermediou a retirada de um trailer que estava abandonado na Rua São João, obstruindo o trânsito e o fluxo de pedestres.

De acordo com a doméstica Ivone Domingos Lopes, o esgoto transbordava das caixas, se espalhava nos quintais e nos espaços onde os moradores andam diariamente e exalava mau cheiro. “Reclamei com a Prefeita e confesso que não tinha muita esperança. Mas ela foi muito gentil, atenciosa e fez o que pedimos. Depois disso, o Conjunto melhorou bastante”, afirmou Ivone.

O resultado é comemorado pelos residentes. (Foto: Divulgação/PMG)

A lavadeira Ivani Ivan Batista Ramos exaltou a prontidão da Administração em atender aos pedidos dos moradores. “A Prefeitura não tinha a obrigação de refazer as caixas de esgoto, porque a manutenção é uma responsabilidade dos moradores. Mesmo assim, a equipe trabalhou o dia todo, debaixo de sol, para terminar a obra. Só tenho a agradecer”, falou a lavadeira.

A Vila Nova Esperança fica na Avenida Atlântica, 1005 – Pae Cará. O Conjunto Habitacional foi entregue em 2010 para 32 famílias que moravam em palafitas, na beira do Canal Acaraú. A ação da Prefeitura teve parceria do Governo Federal, a ONG Habitat para a Humanidade, a empresa Dow Química, Caixa Econômica Federal (CEF), Whirlpool Latin América e o Consulado da Mulher.

Geração de renda – no mês de janeiro, foi inaugurada a Lavanderia Solidária LavPaty, dentro do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança. O equipamento social é destinado à geração de emprego e renda das famílias moradoras do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança, para trabalharem em cooperativa. A LavPaty será o único estabelecimento deste segmento em Vicente de Carvalho e o primeiro do Município a atuar sob o sistema de economia solidária.

Atualmente, 10 famílias integram a iniciativa e já estão atuando em caráter experimental. A proposta é que, na cooperativa da LavPaty, estas famílias gerem emprego e renda para que possam arcar com suas despesas de água e luz que uma residência regularizada exige.