Matthew McConaughey a um passo do primeiro Oscar

Ator perdeu mais de 20 quilos para compor um contrabandista portador do vírus da aids em Clube de Compras Dallas

Comentar
Compartilhar
22 JAN 201412h36

2014 pode ser o ano do texano Matthew McConaughey, de 44 anos. McConaughey disputa seu primeiro Oscar de melhor ator por seu papel em Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club). Na pele de um contrabandista, portador do vírus da aids, McConaughey é um dos favoritos ao prêmio. O ator perdeu mais de 20 quilos para melhor compor o personagem.

O ano mal começou e McConaughey já foi premiado como melhor ator em drama pelo Globo de Ouro e levou o prêmio de melhor ator do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG Awards).

McConaughey havia sido premiado uma única vez, em 1997. Ele ganhou o MTV Movie Award de Revelação, por sua aparição em Tempo de Matar (A Time do Kill).

McConaughey disputa sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator por seu papel em Clube de Compras Dallas (Foto: Divulgação)

O ator iniciou sua carreira em 1991, com pequenas participações em filmes e propagandas. Dois anos depois, conseguiu seu primeiro papel no filme Jovens,

Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused). O ator já atuou em 35 filmes, de 1993 até os dias de hoje, mas ganhou fama mesmo com seu papel na comédia romântica Com Perder um Homem em  10 dias (How to Lose a Guy in 10 Days), de 2003.

Mas sua carreira no cinema não se restringe a atuar. McConaughey produziu o filme Sahara (2005), realizou Chicano Chariots (1992) e The Rebel (1998), deste último também foi cenógrafo.

No Brasil, o ator também é conhecido por ser casado com a modelo brasileira Camila Alves com quem tem três filhos. Levi, nascido no dia 7 de julho de 2008 em Los Angeles, Vida, nascida no dia 3 de janeiro de 2010 e Livingston, nascido no dia 28 de Dezembro de 2012. Os dois oficializaram a relação no dia 9 de Junho de 2012 numa cerimônia íntima no Texas.

Matthew McConaughey é casado com a modelo brasileira Camila Alves com quem tem três filhos (Foto: Divulgação)

Ele já namorou as atrizes Sandra Bullock, Ashley Judd, com quem teve um affair durante o início "A Time to Kill", Penélope Cruz, Salli Richardson e um breve relacionamento com Janet Jackson.

Clube de Compras Dallas

Matthew McConaughey entrou para o rol de atores que se submetem a qualquer "sacrifício" para compor um personagem de um grande filme. Ele emagreceu mais de 20 quilos para viver o o eletricista texano Ron Woodroof, portador do vírus da aids, em Clube de Compras Dallas. A história se passa em 1985, quando  Woodroof trava uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos para sobreviver à doença, ele se torna contrabandista de drogas do México. Baseado em fatos reais, o filme retrata o turbilhão de emoções, drama, dor e sofrimento de um homem HIV positivo que luta pela vida e contra o preconceito, nos anos 80, quando a doença surgiu e era chamada de "peste gay".

Veja o trailer:

Série "...e o Oscar vai para..."

Não deixe de acompanhar a série "...e o Oscar vai para..." sobre os atores, atrizes, diretores, filmes, roteiristas, compositores, diretores de fotografia, entre outros, indicados ao Oscar 2014, no Cinema DL. Fique por dentro de tudo sobre Cinema!

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 2 de março, no Teatro Dolby Theatre, em Los Angeles, Califórnia, com transmissão ao vivo para 225 países.