X

Mais DL

Malamute do Alasca

O Malamute do Alasca é uma raça de cão doméstico de tamanho grande que originalmente foi criado para ser utilizado como uma raça de para puxar trenós. Mas com o passar dos anos ele também foi se tornando um cão de companhia. Ele possui um parentesco muito

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2016 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

É um cachorro considerado bastante antigo e tem a sua origem imprecisa, apesar disto existem rumores de que foram desenvolvidos por tribos no Alasca para trabalho. Um cão criado para puxar trenós e auxiliar na caça, recebeu este nome em uma homenagem a tribo que teria desenvolvido estes caninos, os chamados Mahlemuts. São cães altamente resistentes e fortes, peças fundamentais para a colonização da região durante o período da corrida pelo ouro americana.
Fisicamente, estes cães poderão chegar a um tamanho equivalente a 58 a 64 cm pesando entre 34 e 38 quilos. Sua pelagem densa possui um subpelo para o proteger nas regiões mais frias, além de ser considerada bastante macia e rústica, mesmo que não seja longa como a dos Huskies. Seu temperamento é considerado como amistoso e afetivo, e o cão costuma ser companheiro, brincalhão e muitas vezes maduro.

Origem
O Malamute do Alasca é um descendente de cães da Mahlemut região gora conhecida como Kuuvangmiut ou mais comumente Kobuk, região que fica no oeste do Alasca. Estes cães tinham um papel principal de destaque com seus companheiros humanos, era um cão utilitário, de trabalho, pronto para a caça e ao mesmo tempo estava sempre ao lado dos humanos. Eram muito conhecidos por suas habilidades de caça, e foram utilizados para caçar grandes predadores, existem relatos de que o cão caçava até mesmo ursos na região.
O cão ajudou seus proprietários a encontrar solos, sempre alertando para selar buracos de sopro. As relações desenvolvidas de interdependência entre o Malamute e outros cães ofereciam uma prosperidade entre ambos, permitindo assim se desenvolver uma nova raça na terra inóspita sobre o Círculo Polar Ártico.

Malamute do Alasca
Em um breve período, no ano de 1896, os cães de trenó Malamute se tornaram extremamente valiosos, pois encontravam veios de ouro e pedras preciosas, muitas vezes eram misturados com outras raças próximas. Esta foi certamente uma tentativa de melhorar a raça ou fazer com que os malamutes verdadeiros estivessem cada vez mais em evidência para a compra.
O cão também participou, juntamente com o almirante Richard Byrde  a sua expedição no desbravamento da região do Alaska durante a corrida do outro, no ano de 1896.O cão também foi utilizado para resgate de soldados feridos durante a Segunda Guerra mundial. Apesar disto, também eram utilizados para enfrentarem cães na Europa.
O Malamute do Alasca também é considerado como um membro do grupo dos Spitz, raças originárias existentes entre 2.000 a 3.000 anos atrás. A partir do ano de 2010, o Malamute recebeu uma nomeação oficial como cão símbolo do Alasca.

Características
De acordo com as regulamentações internacionais de cães, o padrão de raça dos Malamutes, devem ter um tamanho desejado que fique entre 58 centímetros e 34 kg para o sexo feminino e 64 cm com seus 39 kg para cães do século masculino.
O Malamute do Alasca é criado para trabalhar com a força e resistência, o que é a sua função original e que o padrão da raça deverá exigir dos criadores Malamutes do Alasca. Suas cores mais comuns são diversas tonalidades entre cinza e branco. Existem diversas variedades de marcas na raça o que incluem as marcações de face, respingos na nuca ou um colar ou a chamada uma gola e meia no pescoço.
Seus olhos se apresentam em formato amendoado em diversos tons, mas os cães de olhos com tons mais escuros são os preferidos dos criadores.
Sua constituição física oferece um cão Malamute com um corpo compacto e forte, com os pés com uma formação óssea bastante substancial, e peles entre os dedos, as chamadas raquetes de neve.

Pelagem
Malamute do AlascaA pelagem do Malamute do Alasca é dupla, pois é um cão de origem polar. Seus subpelos contam com uma textura oleosa e aspecto de lã, podendo ser bastante espesso. O revestimento de proteção exterior é bastante grosseiro e fica fora do corpo. Suas orelhas normalmente são pequenas com relação a sua cabeça, e costumam sempre se apoiar de forma ereta quando em atenção.
O formato geral de sua raça, conta com um cão de cor marrom, olhos pesados e com uma natureza mais que formidável, uma estrutura bastante semelhante a de um Husky Siberiano porém um pouco menor e mais magra, com a capacidade de ter olhos azuis, marrons e de duas cores.
Suas cores mais comuns são várias tonalidades de branco e cinza, areia e branco, preto e branco e também selo branco, vermelho e branco, ou sólido branco. Existe uma grande variedade de marcas na raça, incluindo as marcações de face.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter