X

Cotidiano

Mais um sinal verde para a URE de Santos

Unidade de Recuperação de Energia teve parecer favorável de comitê

Carlos Ratton

Publicado em 23/10/2021 às 07:31

Atualizado em 23/10/2021 às 08:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prefeita Raquel Chini (PSDB) é presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista . / Nair Bueno/Diário do Litoral

Com votos favoráveis dos representantes dos municípios, a Comissão Especial de Análise de Empreendimentos, do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS), aprovou parecer que dará respaldo à implantação da Unidade de Recuperação de Energia (URE), na Área Continental de Santos.

Desde junho do ano passado, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já havia dado respaldo à URE e solicitado uma posição do CBH-BS que, pela norma interna, teria 60 dias para analisar e emitir parecer, o que ocorreu somente esta semana. A presidente do CBH-BS é a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB).

A posição dos representantes municipais já estava prevista. Em 10 de setembro último, a Prefeitura de Guarujá, leia-se Secretaria de Meio Ambiente, já havia adiantado não ter autonomia para aprovar ou reprovar os estudos ambientais da URE, pois tal prerrogativa seria de competência exclusiva da Cetesb.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

"É de interesse do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), ao menos, monitorar as tratativas", informou em nota.

Conforme já publicado pelo Diário em três reportagens exclusivas, a URE ficará a menos de 1,2 quilômetro de um futuro reservatório de água adaptado à Cava da Pedreira - um projeto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para acabar com o desabastecimento de água em Guarujá.

Segundo especialistas, existe incompatibilidade de se instalar uma URE próximo da Cava, com capacidade de armazenar três bilhões e litros e abastecer pouco mais de 322 mil pessoas (toda a população de Guarujá). Com pareceres de técnicos, universidades, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santos e entidades da área ambiental, além da ala técnica do próprio órgão, eles explicam que o processo de combustão da URE deverá gerar resíduos tóxicos que vão atingir inevitavelmente o reservatório.

A Cava fica no quilômetro 252 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. A URE é de responsabilidade da Valoriza Santos SPE Ltda - empresa oriunda da junção das empresas Terrestre Ambiental e Terracom, responsáveis pela limpeza urbana e tratamento do lixo doméstico da maioria das cidades da Baixada Santista.

ANÚNCIO

O Governo do Estado de São Paulo já anunciou a licitação para construção do reservatório aproveitando a Cava. A URE já teve aval do Conselho de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Consema).

O Consema rejeitou, meses atrás, um documento com 145 assinaturas de entidades, vereadores e deputados que pediam o adiamento da apreciação para maior discussão do projeto.

A Valoriza Santos já explicou em outras ocasiões que o futuro projeto da Sabesp foi avaliado quanto a sua compatibilidade pela empresa, incluiu potenciais impactos quanto à captação e qualidade da água superficial e o resultado demonstrou que não haverá impactos no reservatório de água bruta da empresa devido à operação da URE.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter