X

Mais DL

Maio, o mês mais romântico do ano!

Considerado do “Mês das Noivas”, a época tradicionalmente é a preferida para as cerimônias de casamento

Da Reportagem

Publicado em 23/04/2017 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O vem chegando o mês de maio, tradicionalmente conhecido como sendo o “Mês das Noivas”. Existem algumas explicações para que esta época do ano se tornasse preferida para os enlaces; uma delas tem origem nos países do Hemisfério Norte que neste período celebra a chegada da Primavera, e também por questões religiosas, maio é o mês de Maria, a mãe de Jesus.
É verdade também que ocorreu mudança de comportamento e o mês de dezembro também é o queridinho dos casamentos por causa dos feriados prolongados entre Natal e Ano Novo.
Mesmo com algumas mudanças de comportamento, o mês de maio ainda é o preferido, e a cerimônia e festa, por mais simples e íntima que sejam, continuam a tirar o sono das noivas, principalmente, e dos familiares do casal. A organização exige cuidados especiais e a vontade é que o resultado final seja perfeito porque se trata de um momento importante, único.
A primeira preocupação é quanto ao vestido. Elegância é tudo. Na hora de escolher o modelo, é bom contar com os conselhos de um profissional que saberá o modelo ideal para cada tipo de corpo e consegue fazer desaparecer “quilinhos e dobrinhas” a mais que toda mulher tem, ou quase todas.  
Como o Inverno vem chegando, as preocupações são redobradas, porque os vestidos considerados mais bonitos são os confeccionados com tecidos vaporosos, os quais combinam com sandálias, itens que não costumam aquecer o corpo. Com as temperaturas mais baixas, o conforto dos convidados também preocupa os organizadores da cerimônia e da festa. E tem ainda a bebida e o cardápio.
Deixando um pouco de lado estes detalhes, o frio é o tempo ideal de ficar juntinho, namorar e casar. Seguindo algumas dicas, o enlace será perfeito. 
O primeiro passo é escolher o local que, preferencialmente, deve oferecer proteção contra o frio. Na decoração não deverão faltar flores, é claro, e muita luz difundida através de objetos de vidro ou cristal. Use e abuse das velas as quais podem aparecer espalhadas por todos os ambientes da festa. Elas dão sensação de aconchego e aquecimento do ambiente.
Dependendo do tamanho do lugar, coloque sofás e tapetes que transmitirão calor aos convidados.
Se o ambiente deve trazer uma sensação quente às pessoas, o mesmo se diz do cardápio e neste sentido o vinho é uma boa escolha, lembrando que deve ser de boa qualidade também.
Uma mesa de frios com os seus ingredientes tradicionais e queijo (que vai muitíssimo bem com o vinho) é uma alternativa seguida de pratos quentes, como sopas, massas e carnes.
Na mesa dos doces não poderá faltar o bolo, é claro, e docinhos à base de chocolate e frutas secas. É só uma dica, use a sua criatividade, experimente as opções que os banqueteiros oferecem antes de fechar a compra. É para isso que existe a degustação.
No final, nada como um chocolate quente acompanhado de biscoitos amanteigados. Se preferir, sirva café quentinho, feito na hora. Existe ainda a possibilidade de servir café expresso, é só ter uma máquina à mão.
Quer uma lembrancinha “quente” para seus convidados? Escolha caixas charmosas com trufas ou bombons com licor (daqueles com licor de verdade). Eles vão adorar. 
Um item que não pode ser negligenciado é o buquê. Mais do que um amarrado de flores, o buquê é uma espécie de escudo no qual a noiva se apoia ao entrar na igreja. Por isso, a noiva tem que gostar muito do que está levando nas mãos e fazer a escolha pessoalmente, seguindo alguns critérios. Os buquês grandes, tipo cascata costumam encher os olhos, no entanto ficam bem em noivas de alta estatura e esguias. As mais baixas devem optar por modelos redondos tradicionais.
Muito atual é a noiva usar sapato colorido, se optou por isso, o buquê deve ser no tom do vestido a fim de integrar o conjunto porque os sapatos chamarão a atenção. Segundo especialistas, usar sapato colorido e buquê da mesma cor é desastre total. Outro desastre seria confeccionar o buque com flores iguais às da decoração da festa.
No geral, todas as flores estão liberadas para o buquê, mas o girassol é uma espécie de “persona não grata” neste assunto e por motivos óbvios, ele apareceria mais do que noiva. 
E falando em momento único, já é possível ter um buquê preservado por mais de dez anos com a mesma vivacidade do dia do casamento. Empresas especializadas oferecem este tipo de serviço.
Não é demais lembrar que os convidados se esforçam para participar do casamento, gastam com o presente aos noivos, por isso não abuse a boa vontade deles. Não faça lista de presentes com preços abusivos, ou melhor, não peça nenhum presente, mostre que você se importa é com a presença deles. E vamos combinar que nada mais “brega” do que convidar uma legião de padrinhos, exigir presentes caros e assim mobiliar o seu futuro lar à custa do cartão de crédito deles.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

Cotidiano

Prêmios da loteria saem para Santos e PG; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador de Santos, por exemplo, faturou a quina da Mega-Sena e embolsou a quantia de R$ 40.570,74

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter