X

TAMTAM

Luta dentro da redemocratização do País pelo mundo

Carlos Ratton

Publicado em 26/06/2014 às 17:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Luta Antimanicomial teve início no fim da década de 70, com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. A causa se insere no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorreu na época.

Crédito: Matheus Tagé/DL

O movimento teve o objetivo, além de denunciar os manicômios como instituições de violências, propor a construção de uma rede de serviços e estratégias territoriais e comunitárias, profundamente solidárias, inclusivas e libertárias. Antigamente, os internados eram submetidos a choques elétricos, maus tratos, isolamento da sociedade, entre outros. Hoje, o tratamento é humanizado e busca reintegrar os pacientes ao convívio social.
Em 1989, após denúncias de maus tratos e intervenção na Casa de Saúde Anchieta, Renato Di Renzo iniciou um trabalho no local, adotando novas técnicas e posturas em relação à saúde mental, criando o Projeto TAMTAM, que levou teatro, artes visuais, dança ao dia-a-dia dos doentes, que chegaram a criar a Rádio TAMTAM.
O trabalho revolucionou o sistema de tratamento de saúde mental de Santos e se tornou referência em todo o País e no exterior. Os ‘loucutores’ da TAMTAM foram manchetes em diversos jornais e revistas, como a Folha, Estadão, Washington Post, New York Times, Veja, Época e tantos outros veículos, como o Fantástico (Globo) e a rádio BBC de Londres.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter