X

TAMTAM

Luta dentro da redemocratização do País pelo mundo

Carlos Ratton

Publicado em 26/06/2014 às 17:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Luta Antimanicomial teve início no fim da década de 70, com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. A causa se insere no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorreu na época.

Crédito: Matheus Tagé/DL

O movimento teve o objetivo, além de denunciar os manicômios como instituições de violências, propor a construção de uma rede de serviços e estratégias territoriais e comunitárias, profundamente solidárias, inclusivas e libertárias. Antigamente, os internados eram submetidos a choques elétricos, maus tratos, isolamento da sociedade, entre outros. Hoje, o tratamento é humanizado e busca reintegrar os pacientes ao convívio social.
Em 1989, após denúncias de maus tratos e intervenção na Casa de Saúde Anchieta, Renato Di Renzo iniciou um trabalho no local, adotando novas técnicas e posturas em relação à saúde mental, criando o Projeto TAMTAM, que levou teatro, artes visuais, dança ao dia-a-dia dos doentes, que chegaram a criar a Rádio TAMTAM.
O trabalho revolucionou o sistema de tratamento de saúde mental de Santos e se tornou referência em todo o País e no exterior. Os ‘loucutores’ da TAMTAM foram manchetes em diversos jornais e revistas, como a Folha, Estadão, Washington Post, New York Times, Veja, Época e tantos outros veículos, como o Fantástico (Globo) e a rádio BBC de Londres.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Oficinas de empreendedorismo para mulheres acontece nesta quinta (9), em SV

'Ela pode' acontece na sede do projeto 'Bora lá', no Tancredo

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3097, nesta terça (7)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter