X

Mais DL

Ligue o radar! É hora de escolher um centro de beleza

Se as normas de higiene e saúde não forem seguidas corretamente, abre-se caminho para as bactérias

Da Reportagem

Publicado em 28/05/2017 às 14:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Ninguém duvida que frequentar um centro de beleza faz um bem enorme ao visual e a autoestima. No entanto, é preciso ficar atento quanto ao local escolhido. Nem sempre altos preços é sinal de excelência nos serviços, principalmente quando se pensa em higiene e saúde.

Por isso, na hora de escolher centro de beleza, ou popularmente “salão”, bom mesmo é prestar atenção em pequenos detalhes.

A escolha dos utensílios corretos, como alicates, toalhas, ceras e até a escova de cabelo, deve ser feita com muita atenção, pois quando não higienizadas devidamente, essas ferramentas podem ser verdadeiras inimigas da estética.

Segundo especialistas em Dermatologia, o maior vilão dos salões de beleza ainda são os instrumentos cortantes, como tesouras e alicates, que podem transmitir bactérias e vírus como Hepatite B e C, além de HIV e HTLV.  Assim, a melhor forma de evitar contaminação é levar sempre um kit manicure, com seus próprios materiais, no entanto deve-se enfatizar que as estufas para esterilização também são boas soluções para se livrar do risco de doenças, devido à alta temperatura. Tem sido uma prática cada vez mais frequente, o salão oferecer os kits individuais que ficam guardados no local devidamente etiquetados com o nome da cliente, ou do cliente.

O mesmo se aplica às ceras, que quando submetidas ao calor elevado não transmitem perigo à cliente. Caso contrário, a opção deve ser pelas descartáveis; as ceras frias jamais podem ser reaproveitadas. É uma questão de higiene íntima mesmo, como escova de dente, pois podem transmitir doenças de pele como foliculite e micoses.

E para quem não vive sem colorir as madeixas, o cuidado a ser tomado deve ser redobrado na hora de aplicação do produto. Por conter formol e outras substâncias químicas, não é aconselhável ficar durante muito tempo em contato com o couro cabeludo, ou corre o risco de gerar uma dermatite de contato. As escovas e pentes merecem atenção, pois podem causar pediculoses, como piolhos e lêndeas.

Para tentar impedir qualquer tipo de contágio entre uma cliente e outra, alguns salões de beleza já utilizam materiais descartáveis e esterilizados, inclusive na depilação, manicure e pedicure.

Outros cuidados como toalhas para uso individual, lençóis descartáveis ou protetores plásticos são providências simples que ajudam bastante na higienização e reduzem os riscos de contaminação.

Na hora de escolher o local onde você vai tratar dos cabelos e unhas, e ainda fazer os procedimentos de estética facial e corporal, fique atenta a estes detalhes. É bom lembrar que a maioria dos salões estão antenados no problema da contaminação e se previnem usando as estufas esterilizadoras e materiais descartáveis. Fique de olho!

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter