X

Porto & Negócios

Lei dos Portos emperra expansão das ferrovias, diz especialista

Segundo o vice-presidente da CBC, Washington Soares, a produtividade do modal deveria ser gerenciada pelo governo

Publicado em 22/10/2013 às 14:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Colaborou com esta matéria Érica Amores

Apontado como uma das soluções para o gargalo logístico que afeta complexos como o Porto de Santos, o modal ferroviário não está devidamente contemplado na Lei n o 12.815/13, a Lei dos Portos. O alerta é do vice-presidente da Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e  Multimodal (CBC) e pesquisador de políticas sustentáveis e modais ecoeficientes, Washington Soares. “Não ficaram estabelecidas responsabilidades e mudanças significativas como a obrigatoriedade da construção de pátios ferroviários nos novos TUPs (Terminais de Uso Privado) para viabilizar a integração e escoamento de cargas por empreendimentos públicos como o Ferroanel”, destaca.

Soares teme que, com as regras em vigor, predomine o monopólio privado na seleção de vagões, controlado por uma única operadora dentro e fora das áreas do porto organizado. Para isso, ele considera que a produtividade de todos os modais seja gerenciada pelo governo, para que haja o estímulo da multimodalidade e, principalmente, para a avaliação do desempenho do modal ferroviário, com base na capacidade dinâmica e estática dos terminais.

Do contrário, a eficácia do novo marco regulatório das ferrovias, que está em discussão no Congresso Nacional, já estaria comprometida. “As novas políticas públicas deveriam favorecer os investidores que pretendem a prática multimodal em direção de uma logística sustentável, com investimentos em ferrovias, dentro das novas áreas portuárias”.

Os congestionamentos constantes nas rodovias, diz Soares, também são consequência da política de terminais que erradicaram linhas férreas ou reduziram a oferta dentro do porto organizado.

Por outro lado, os novos terminais TUPs (Terminais de Uso Privado) deveriam contemplar um planejamento mínimo de capacidade dinâmica de carga e descarga de vagões e caminhões na retroárea, para evitar congestionamentos nas vias públicas, e não onerar novas despesas ao usuário da ferrovia”, defende.

Washington Soares considera, inclusive, que houve um retrocesso contínuo na legislação nas últimas décadas: “Antes da Lei 8.630/93 (a Lei de Modernização dos Portos), existia uma gestão pública operacional concorrente para melhor produtividade no ordenamento de entrada e saída de vagões do porto. A Autoridade Portuária controlava o tempo de entrada e saída de vagões dos terminais portuários, que tinha como prazo máximo 48 horas. O processo só não funcionava melhor porque o controle do vagão não era feito com base na característica do processo aduaneiro”. Atualmente, como o serviço de tração no porto não foi licitado e sim autorizado, lembra o executivo, não é devidamente controlado em termos de produtividade e qualidade por tempo de manobra por órgãos públicos”, conclui.

Debate

A nova lei dos Portos e suas implicações, inclusive em relação às ferrovias será debatida dentro do programa de seminários das “Conferências InfraPortos”, que acontecem nos dias 22 e 23, em paralelo a InfraPortos South America

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter