Mais DL

Jogos Universitários incentivam esporte no país

Os Jogos vão reunir atletas entre 18 e 30 anos de faculdades da região sudeste

Da Reportagem

Publicado em 08/10/2017 às 14:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) vai abrir as portas das arenas 1 e 2 do Parque Olímpico da Barra (POB) entre os dias 2 e 5 de novembro para receber o "1º Jogos Universitários". Os Jogos, que oferecem competições nas modalidades basquete, futsal, vôlei de quadra, handebol, futebol de campo, judô, jiu-jitsu e tênis de mesa, vão reunir atletas entre 18 e 30 anos de faculdades da região sudeste.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Foi uma grata surpresa ler essa notícia no site do Ministério do Esporte, uma iniciativa válida paraincentivar a prática esportiva e a competição entre universitários, mesmo não contemplando minha modalidade favorita (natação). Eles estarão utilizando as arenas dos jogos Olímpicos/Paralímpicos, para os atletas/alunos e isso eu vejo como uma experiência fantástica.

Continua depois da publicidade

Quando eu era adolescente, criticava demais a cultura americana. Hoje, após algumas viagens, competições e períodos de treinamento nos EUA, passei a admirar o tratamento e a cultura esportiva do país, que tem, justamente no nível colegial e universitário, uma cena fortíssima, com excelentes centros de treinamento, escolas e universidades muito envolvidas em competições. Claro que isso contribui para o surgimento de grandes atletas, mas principalmente fortalece a relação entre esporte e comunidade.

No Brasil, estamos muito distantes dessa realidade, e não seria justo qualquer comparação, porém vejo o fortalecimento das competições esportivas escolares e universitárias como uma ótima oportunidade de melhora da qualidade de vida dos alunos, da sua formação como cidadãos, de produção de conhecimento.

Continua depois da publicidade

Temos um grande exemplo dessa prática e que dá resultados na nossa região: a Unisanta, com equipes de futsal escolar, basquete e principalmente a natação. O esporte é uma paixão nacional e merece ser tratado como tal.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software