X

Mais DL

Jabuti quadrado

Na quinta-feira que vem (18) começam as inscrições para o prestigiado prêmio Jabuti, um dos maiores e mais importantes prêmios literários do Brasil

Da Reportagem

Publicado em 14/05/2017 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A novidade, anunciada no começo do mês pela organizadora do evento, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), é a criação de duas novas categorias: livros brasileiros publicados no exterior e histórias em quadrinhos. O Jabuti passa, agora, a ter 29 categorias.
A boa notícia foi muito bem recebida nos meios quadrinísticos, apesar de as HQs já terem sido premiadas, ao longo desses 58 anos de história do Jabuti, geralmente nas categorias Adaptação e Ilustração. Mas, a criação de uma categoria só para as HQs mostra a força dos quadrinhos no momento conturbado do mercado editorial brasileiro. E muito por conta do sucesso dos independentes, a maioria viabilizados em campanhas de financiamento coletivo ou às próprias custas dos autores.
    Outro recado dado pela CBL, com essa nova categoria, pode ser a de que os quadrinhos, atualmente, estão num patamar de quem já pode ser considerado um novo gênero literário. Também, não deixa de ser um tapa com luva de pelica na cara de uma parcela da intelectualidade brasileira que ainda enxerga os quadrinhos como coisa infantil ou como produto de baixo nível.
    Só o fato de gibis – sem usar o termo pejorativamente, me entendam bem! – estarem no mesmo patamar dos livros, eternos guardiões da intelectualidade, já mostra a importância dessa iniciativa. Se livros são exigentes, enquanto mídia, os quadrinhos não ficam nem um pouco atrás, com vários níveis de decodificação: balões, desenhos, textos, ícones, sequências etc. Nada fácil!
    Mesmo assim, muita gente acha que quadrinho não é coisa séria ou de pessoas inteligentes. Criando essa categoria, a CBL mostra que evoluiu junto com seu mais importante prêmio. É um sopro de esperança, numa hora em que a produção cultural do país também sofre – e como sofre! – os efeitos da crise sem precedentes que se abate sobre nós. Também uma bela chance para estimular a sempre combalida classe de quadrinistas tupiniquins a produzir mais e com mais afinco.
Se a nova categoria já tivesse sido criada, tenho certeza que trabalhos como La Dansarina, de Lillo Parra e Jefferson Costa; Talco de vidro, de Marcello Quintanilha; Ye, de Guilherme Petreca; Cachalote, de Rafael Coutinho e Daniel Galera, além de muitos outros, já teriam ganho. O importante, no entanto, é saber que, agora que o Jabuti ficou “quadrado” (no bom sentido), é torcer para que venha mais trabalhos como os citados acima. Que é para ver se esse povo acorda de vez para a importância das HQs como legítimas manifestações culturais.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Santos foi a primeira cidade do Brasil a celebrar o Dia do Trabalho; entenda

Movimento trabalhista no mundo foi inspiração para cidade portuária, que elevou a manifestação por direitos à nível nacional

Praia Grande

Praia Grande usa peixe Barrigudinho no combate a dengue; entenda

Município também tem reforçado os trabalhos de nebulização com a máquina pulverizadora acoplada ao carro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter