Notícias

Invocação do Mal tem clichês, mas assusta de verdade

O longa é baseado na documentação de um caso real de possessão demoníaca, é tenso do começo ao fim e um dos melhores filmes de terror já produzidos

Bárbara Farias

Publicado em 23/09/2013 às 15:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Invocação do Mal é assustador. James Wan, mesmo diretor de Jogos Mortais e Sobrenatural, usa e abusa dos sustos durante todo o filme, é tenso e aterrorizante.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Como todo filme de terror, Invocação do Mal tem seus clichês: a “presença maligna” pode estar embaixo da cama, atrás da porta e até em cima do guarda-roupa, durante a madrugada.  Mas a tensão ganha força a cada momento do filme, em doses homeopáticas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Filme Invocação do Mal lidera bilheteria no fim de semana de estreia

• Filme Invocação do Mal fatura mais de US$ 200 milhões

• ‘Invocação do Mal’ estreia nesta sexta-feira, 13

James Wan é genial. Usa nossos medos de infância para contar o drama real da família Perron, que se mudou para uma casa assombrada nos anos 70, nos Estados Unidos. A mercê dos estranhos acontecimentos e impotente, a matriarca Carolyn (Lili Taylor) procura o casal Warren. Ed Warren (Patrick Wilson) é um especialista em demônios e Lorraine Warren (Vera Farmiga) é uma poderosa clarividente.

Assombrações, brinquedos macabros e uma história real. Invocação do Mal é um thriller de dar medo até no mais cético dos mortais (Foto: Divulgação)

Baseado em fatos reais, o drama da família Perron — um casal que tem cinco filhas — aumenta a tensão do filme. Ed e Lorraine Warren foram demonologistas e conferencistas respeitados nos Estados Unidos, pois documentavam todos os casos que atendiam.

O casal Warren, a época dos acontecimentos, declarou que a casa assombrada dos Perron foi o pior caso de possessão demoníaca que haviam enfrentado até então. 

O filme tem ainda outros elementos que impressionam até o mais cético dos mortais. Uma boneca macabra é mais um aditivo para quem teme por seus pesadelos a noite. E, claro, num filme com crianças, não poderia faltar um palhaço de brinquedo dentro uma caixinha de músicas, com espelho giratório que pode revelar algo surpreendente.

Continua depois da publicidade

O cenário do longa é macabro. Tudo acontece em uma casa velha, de madeira. Portas, janelas e escadas rangem. Há um porão onde estão guardados móveis e objetos de antigos moradores. Você pensa: eu jamais entraria ali e, de repente, você tem a sensação de estar tão presa naquela escuridão quanto Carolyn.

Ed Warren (Patrick Wilson) é um especialista em demônios e Lorraine Warren (Vera Farmiga) é uma poderosa clarividente (Foto: Divulgação)

Não faltam suspense, efeitos especiais, nem carrancas de entidades demoníacas. As caracterizações não chegam perto de o Exorcista, o que impressiona e assusta ainda mais. 

Continua depois da publicidade

Onde há possessão demoníaca, há exorcismo, e essa parte eu deixo para os espectadores tirarem suas próprias impressões.

Em suma, é um excelente filme de terror para quem aprecia o gênero.

A propósito, sabe por que você tem medo do escuro quando está sozinho?

Continua depois da publicidade

James Wan é brilhante no terror, suspense e terror de Invocação do Mal (Foto: Divulgação)

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software