Notícias

Instituto Gremar realiza ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, em Guarujá

A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e reúne mais de 100 voluntários

Publicado em 19/09/2013 às 09:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O contato com a natureza aumenta a sensação de vitalidade. Para manter intacto este sentimento é preciso preservar o meio ambiente. O Insituto Gremar, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, realiza, neste sábado (21), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A ação é o maior esforço voluntário do mundo e, neste ano, conta com a participação de mais de 100 voluntários da comunidade, Corpo de Bombeiro, Guarda Civil Municipal (GCM) e equipes da Secretaria de Meio Ambiente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A comunidade participará nas praias Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada, Pernambuco, Iporanga e São Pedro. A atividade, realizada por meio da Secretaria de Meio Ambiente, acontece das 9 às 12 horas, e fará a coleta do microlixo e três grandes operações para a limpeza de pontos críticos.

Continua depois da publicidade

As praias do Sangava, Cheira Limão e do Moisés serão limpas por um grupo de 50 canoístas. Mais 50 voluntários estarão recolhendo o lixo na trilha de 40 minutos na praia do Saco do Major. O terceiro grupo, formado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e do Corpo de Bombeiros, estará atuando na Ilha das Cabras. O material recolhido será catalogado pela equipe do Camp Guarujá.

Mutirão de limpeza sendo realizado na Praia das Pitangueiras (Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Continua depois da publicidade

A concentração dos grupos será nos pontos de encontro, a partir das 9 horas. A participação de novos voluntários é bem-vinda. Os interessados em outras informações da ação podem pedir pelo e-mail [email protected]

Os resíduos sólidos, ou lixo, são definidos como qualquer material sólido manufaturado ou processado, sendo subdivididos em categorias como plásticos, vidros, borrachas, metais, tecidos, isopor, matéria orgânica e madeira antropogênica. O lixo marinho é definido como qualquer resíduo sólido descartado, depositado ou abandonado nos ambientes marinho ou costeiro, por qualquer fonte terrestre ou marinha.

Os problemas causados pelo acúmulo no ambiente marinho de resíduos sólidos, em especial plásticos e outros derivados do petróleo, preocupam cientistas e grupos ambientalistas de todo o mundo. Esse tipo de poluição afeta as praias e ameaça a saúde dos animais marinhos, principalmente por enredamento e a ingestão. Peixes, aves, tartarugas, mamíferos marinhos e invertebrados bentônicos estão entre os animais impactados.

Continua depois da publicidade

Instituto Gremar – O Instituto Gremar cuida de animais marinhos feridos e doentes na Baixada Santista, desde 2004, e, a partir de então, observou vários casos de animais que ingeriram lixo, principalmente tartarugas marinhas.

Cronograma

Local: Guaiúba – Ponto de encontro: Posto 1

Continua depois da publicidade

Local: Saco do Major – Ponto de encontro: Escola 1º de Maio

Local: Tombo – Ponto de encontro: Posto 1

Local: Astúrias – Ponto de encontro: Posto 3

Continua depois da publicidade

Local: Pitangueiras – Ponto de encontro: Restaurante Tahiti

Local: Enseada – Ponto de encontro: Posto 11

Local: Ilha das Cabras – Ponto de encontro: Posto 11

Continua depois da publicidade

Local: Albamar – Ponto de encontro: Praia do Albamar

Local: Pernambuco – Ponto de encontro: Costão Grosso

Local: São Pedro – Ponto de encontro: Praia de São Pedro

Continua depois da publicidade

Local: Iporanga – Ponto de encontro: Praia do Iporanga

Local: Sagava / Cheira Limão / Major – Ponto de encontro: Ponta da Praia / Santos

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software