Guarujá tem campeão de bronze na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática 2013

O aluno do 6º ano é estudante da Escola Municipal Benedito Cláudio possui um dom natural pelos números e situações-problema

Comentar
Compartilhar
18 DEZ 201312h32

A colocação de bronze na 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) foi conquistada por um aluno da rede municipal de ensino fundamental II de Guarujá. A premiação oficial acontece no primeiro semestre de 2014. A competição, de 2013, aconteceu em 4 de junho (1ª fase) e 14 de setembro (2ª fase). As inscrições foram realizadas pelas unidades de ensino pelo site www.obmep.org.br.

O estudante do 6º ano da Escola Municipal Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice) Raphael Augusto de Lima, conquistou o terceiro lugar na Olimpíada de Matemática. Segundo ele, a disciplina sempre foi à preferida entre todas as outras da grade escolar.

“Desde que eu comecei a estudar, percebi que o meu aprendizado era facilitado pela minha memória. Presto atenção às aulas e já tenho a matéria estudada”. O aluno conclui que os livros são grandes companheiros e instrumentos de estudo.

Segundo a mãe do aluno, a técnica de enfermagem Maria Marly Lima, o estudante mantém uma rotina disciplinada. “Percebo um avanço na aprendizagem do Raphael pelos comentários que ele faz dos filmes que vemos em família, por exemplo. A atenção nos detalhes faz com que ele tire conclusões excepcionais daquilo que observa.”

Campeão de bronze na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática 2013 (Foto: Divulgação/PMG)

Para a coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação, Umbelina Dantas, o prêmio conquistado novamente por um aluno do Guarujá representa o investimento em sala de aula. “Devido à colocação do aluno Raphael na competição, com milhões de estudantes de todo o Brasil, exemplifica a dedicação diária e a preocupação dos pais com os estudos.” A coordenadora conclui que a oportunidade de ingressar no Programa de Iniciação Científica é um investimento no potencial do aluno guarujaense.

Na avaliação da secretária de Educação, Priscilla Bonini, Guarujá é uma cidade que possui muitos talentos. “Os alunos da nossa rede municipal dão um verdadeiro show em todas as competições. Conquistam as melhores colocações e mostram que são nosso futuro. Parabéns a toda a equipe da Seduc, além dos professores e toda a família por apoiar os estudantes em iniciativas como esta”, destacou.

OBMEP – É um projeto que tem como objetivo estimular o estudo de matemática e revelar talentos na área. Dentre as realizações, destaca-se a produção e distribuição de material, inclusive no site (www.obmep.org.br), o programa de iniciação científica júnior (PIC), para os medalhistas estudarem matemática por um ano, com bolsa conselho especial para Competições Internacionais (PECI). Prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq).

Confira a lista dos melhores colocados de Guarujá:

Vitor Amorim Ferreira de Souza e Sabrynna Farias Santos de Lima (EM Vereador Ary da Silva Souza)

Wallison Gabriel dos Santos Ramos, Murilo Souza da Silva e Wallace Daniel da Cunha Raposo (EM 1º de Maio)

Micaelle Santana Bandeira (EM Doutor Napoleão Rodrigues Laureano)

Andre Luiz Alvarez e Marcelo Marques de Arimateia (EM Professora Maria Aparecida Ramos Camaro)

Fernando Guimarães Jardim (EM Professor Benedito Cláudio da Silva)

Aline Ferreira dos Santos (EM Professora Lúcia Flora dos Santos)

Nickolas Villa dos Santos (EM Benedita Blac Gonzalez)

Bruno Rodrigues da Silva e Vitor Carlos de Souza (EM Professora Dirce Valério Gracia)