X

Outros

Guarujá será beneficiada pelo Programa “Litoral Sustentável”

O projeto do Governo do Estado retira famílias de áreas de risco e promove o desenvolvimento com inclusão social

Publicado em 30/01/2014 às 16:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá será beneficiada pelo programa “Litoral Sustentável, do governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28), a prefeita Maria Antonieta de Brito, durante 172ª Reunião Ordinária do Condesb – Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, em Santos.

O projeto de Desenvolvimento Social atua em ocupações irregulares, no entorno e em áreas de risco promovendo uma melhoria institucional de gestão territorial e integração ambiental. O investimento será de R$ 1,2 bilhão e vai compreender 16 municípios entre a Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul.

Para prefeita Antonieta, o programa é importante porque vai ao encontro do plano social da Cidade, no que diz respeito às áreas de risco. “Técnicos da Secretaria Municipal de Habitação estão trabalhando em conjunto com os técnicos da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, na formatação do projeto para que Guarujá seja beneficiada. Tenho certeza que todos ganham com o programa em especial a população que sai das áreas de risco para moradias mais dignas e o meio ambiente que será respeitado”, disse.

O coordenador do Programa Estadual de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, o Dr. Fernando Chucre, que também está à frente deste projeto explicou as autoridades que o “Litoral Sustentável” promove bases sustentáveis para o desenvolvimento econômico e social do litoral paulista em harmonia com a fragilidade e importância de seus recursos naturais. “O objetivo é gerar benefícios sociais com a eliminação de passivos habitacionais e ambientais em áreas de risco socioambiental”, disse

O modelo tem como base o programa Serra do Mar desenvolvido com sucesso em Cubatão. O Litoral Sustentável vem apoiar a capacidade institucional no âmbito do Estado e dos Municípios de aplicar instrumentos de comando e controle, planejamento territorial, monitoramento e fiscalização integrada para prevenir e manejar impactos ambientais atuais e potenciais, buscando evitar reocupações e/ou novas ocupações em áreas de risco socioambiental.

O secretário Municipal de Habitação Carlos Souza, diz que ponto importante do programa é o trabalho de monitoramento das áreas. “O governo do Estado se responsabiliza pelo monitoramento que será feito por vídeo, satélite e helicóptero como anunciou o coordenador do programa”, disse o secretário.

O Programa Litoral Sustentável tem como meta atender famílias que hoje vivem em áreas de risco socioambiental nos 16 municípios litorâneos, além de promover o desenvolvimento econômico e social da população litorânea e preservar os recursos naturais.

O decreto que regulamenta que regulamenta a execução do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista foi assinado e publicado no último dia 3, pelo governador do Estado Geraldo Alckmin.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter