Saúde

Guarujá recebe mais três médicos cubanos pelo Programa “Mais Médicos”

Os profissionais vêm somar aos onze médicos estrangeiros que vieram atuar na Cidade.

Publicado em 17/12/2013 às 16:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Mais três médicos cubanos chegaram ao Guarujá nas unidades de Atenção Básica e Saúde da Família. Os três médicos integram o Programa “Mais Médicos” e com eles, já são 14 profissionais estrangeiros que trabalharão na Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os três novos profissionais foram recebidos na tarde desta segunda-feira (16) pelo secretário-adjunto de Saúde, Ruy de Paiva na Secretaria de Saúde de Guarujá. Na ocasião, Ruy de Paiva ressaltou a importância de contar com esses profissionais: “com certeza eles darão uma grande contribuição à saúde de Guarujá, pois, vão atender o principal objetivo do programa que é apresentar uma relação médico/paciente diferente, onde a medicina é mais humana”.

Continua depois da publicidade

Isol Capote Betancourt que atuou em países como Honduras, Bolívia e Venezuela revela que o objetivo é ajudar o povo brasileiro. “Estamos trazendo nossa experiência em medicina familiar na qual somos referência mundial”, disse

Para Jorge Enrique Barbeito Matos, marido de Isol, em três meses após a fase de adaptação, ele acredita que os resultados começarão a aparecer. “Vamos devagar conhecendo o ambiente, as pessoas, suas histórias e a partir disso traçamos um atendimento mais completo”, relatou.

Continua depois da publicidade

A médica Odalis Peres Molina enfatiza que esse atendimento diferencial é porque eles conversam com os pacientes para saber mais sobre seu histórico de saúde e familiar. “Traçando um perfil do paciente podemos buscar o melhor tratamento que funciona para cada um de maneira diferente” disse.

Nessa primeira semana os médicos ficarão na Secretaria conhecendo os protocolos em atendimento e a toda a logística. Posteriormente eles atuarão como ouvintes acompanhando os médicos nas Unidades de Saúde. Passando o período de adaptação e treinamento, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), em mãos, eles começam a clinicar. Dos 14 médicos estrangeiros que vieram trabalhar em Guarujá, cinco estão clinicando nas unidades Vila Baiana e Morrinhos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software