Guarujá promove atividades de prevenção e conscientização sobre DST/AIDS

É a semana da conscientização e testagem

Comentar
Compartilhar
25 NOV 201315h04

Até o dia 30 de novembro, Guarujá preparou uma semana de atividades com foco na prevenção e orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, é a semana conscientização e testagem. As atividades vão reunir palestras, testes e ação na Praça 14 Bis.

Ao longo da semana a equipe de coordenação do Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT) disponibilizará o teste rápido e convencional nas unidades de saúde e no Terminal de Grãos e Graneis de Guarujá. (Confira locais abaixo)

Atuando no Município há 17 anos, o Instituto Joana d’ Arc será mais uma vez parceiro da Secretaria da Saúde, na caravana que será realizada no dia 30 de novembro — em alusão Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro), na Praça 14 Bis, das 14 às 18 horas.

De acordo com presidente da ONG, Luiz Eduardo Santos, o objetivo é estimular a população a fazer a testagem e debater sobre o tema: “a ação servirá para que de forma lúdica abra um debate sobre cidadania e prevenção”.

Durante o evento serão apresentados filmes de curta metragem e outras atividades de recreação todos com foco na temática DST/AIDS. A tenda do CTAPT ficará responsável pela distribuição de material informativo e distribuição de preservativos e a Secretaria de Saúde também disponibilizará o CTAPT móvel para realização de testes e entrega de resultados.

O Instituto Joana D’ Arc – A ONG promove trabalho em parceria com a Prefeitura em escolas, Centro de Referencia em Assistência Social (Creas), com palestras para aproximadamente e o café positivo no Hospital Willian Rocha, ao todo são 50 atendidos ao mês incluindo os familiares dos pacientes.

Dia mundial de combate a Aids – Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

Programação

Teste Rápido Diagnóstico HIV e triagem sífilis: USAFA Sitio Conceiçãozinha, UBS Vila Baiana, UBS Vila Edna, UBS Morrinhos, Usafa Jardim Progresso, Usafa Perequê –entre 25 e 28/11, das 9 ás 16hs.

Teste convencional: UBs Pernambuco, UBS Vila Alice, UBS Vila Rã, Usafa Vila Áurea, UBS Santa Rosa, Usafa Cidade Atlântica, Usafa Jardim dos Pássaros, Usafa Las Palmas, Usafa Vila Zilda, Usafa Santa Cruz dos Navegantes, entre os dias 25 e 28/ 11, das 9 às 16hs.