Continua depois da publicidade
Guarujá recebeu oficialmente a Certificação em Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, na última terça-feira (29), na sede da superintendência Estadual de São Paulo – Região Leste em Campinas. Esta é a 7ª edição do prêmio, que é considerado um dos mais importantes do segmento no País.
O prêmio é coordenado pelo Banco do Brasil e têm como apoiadores a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a KPMG (Cutting Through Complexity), a Petrobras e o Governo Federal.
Continua depois da publicidade
Dentre 1.011 projetos inscritos em todo o Brasil a experiência em Turismo de Base Comunitária de Guarujá, implantado em 2009 pela prefeita Maria Antonieta de Brito, foi selecionada e qualificada pelas entidades como Tecnologia Social, isto é, para a Fundação o projeto de Guarujá possui técnicas adequadas para o combate à pobreza e às desigualdades sociais e é capaz de ser reaplicada em qualquer outra comunidade de baixa renda no território nacional.
Continua depois da publicidade
O selo de qualidade emitido por uma instituição financeira como o Banco do Brasil indica que a Prefeitura de Guarujá foi considerada como uma Administração protagonista em desenvolvimento de Tecnologia Social, já que a maioria destes projetos são desenvolvidos por Organizações Não Governamentais (ONGs) assistencialistas.
Para a diretora de Turismo Sílvia Regina Cabral, que representou a prefeita Antonieta na cerimônia de entrega, “figurar num mesmo patamar tecnológico entre tantas instituições renomadas, já é um grande reconhecimento à Prefeitura”. Já a prefeita Maria Antonieta de brito acredita que a chancela do projeto por uma grande instituição financeira é de extrema importância. “Esta é uma chance de investimentos futuros em sustentabilidade para nosso Município”, disse.
Conheça as soluções adotadas nas comunidades atendidas pelo projeto de Turismo de Base Comunitária em Guarujá
Continua depois da publicidade
Prainha Branca: Conscientização e treinamento adequado das reais possibilidades. Apoio à geração de renda e atração turística. Culminando na publicação de Lei Municipal que reconhece o trabalho do monitor local.
Sitio Cachoeira: Conscientização e treinamento adicional aos monitores locais e inserção do município na Rota internacional de Observação de aves. Apoio à geração de renda e atração turística.
Jardim Progresso: Conscientização e treinamento da população sobre a importância da preservação ambiental do local.
Continua depois da publicidade
Santa Cruz dos Navegantes: Inclusão social e geração de renda na Gestão da Fortaleza da Barra Grande.