Guarujá ganha selo de qualidade da Fundação Banco do Brasil

A entrega oficial do certificado aconteceu na última terça-feira (29), em Campinas

Comentar
Compartilhar
01 NOV 201312h41

Guarujá recebeu oficialmente a Certificação em Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, na última terça-feira (29), na sede da superintendência Estadual de São Paulo – Região Leste em Campinas. Esta é a 7ª edição do prêmio, que é considerado um dos mais importantes do segmento no País.

O prêmio é coordenado pelo Banco do Brasil e têm como apoiadores a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a KPMG (Cutting Through Complexity), a Petrobras e o Governo Federal.

Dentre 1.011 projetos inscritos em todo o Brasil a experiência em Turismo de Base Comunitária de Guarujá, implantado em 2009 pela prefeita Maria Antonieta de Brito, foi selecionada e qualificada pelas entidades como Tecnologia Social, isto é, para a Fundação o projeto de Guarujá possui técnicas adequadas para o combate à pobreza e às desigualdades sociais e é capaz de ser reaplicada em qualquer outra comunidade de baixa renda no território nacional.

Certificação em Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil (Foto: Divulgação/PMG)

O selo de qualidade emitido por uma instituição financeira como o Banco do Brasil indica que a Prefeitura de Guarujá foi considerada como uma Administração protagonista em desenvolvimento de Tecnologia Social, já que a maioria destes projetos são desenvolvidos por Organizações Não Governamentais (ONGs) assistencialistas.

Para a diretora de Turismo Sílvia Regina Cabral, que representou a prefeita Antonieta na cerimônia de entrega, “figurar num mesmo patamar tecnológico entre tantas instituições renomadas, já é um grande reconhecimento à Prefeitura”. Já a prefeita Maria Antonieta de brito acredita que a chancela do projeto por uma grande instituição financeira é de extrema importância. “Esta é uma chance de investimentos futuros em sustentabilidade para nosso Município”, disse.

Conheça as soluções adotadas nas comunidades atendidas pelo projeto de Turismo de Base Comunitária em Guarujá

Prainha Branca: Conscientização e treinamento adequado das reais possibilidades. Apoio à geração de renda e atração turística. Culminando na publicação de Lei Municipal que reconhece o trabalho do monitor local.

Sitio Cachoeira: Conscientização e treinamento adicional aos monitores locais e inserção do município na Rota internacional de Observação de aves. Apoio à geração de renda e atração turística.

Jardim Progresso: Conscientização e treinamento da população sobre a importância da preservação ambiental do local.

Santa Cruz dos Navegantes: Inclusão social e geração de renda na Gestão da Fortaleza da Barra Grande.