Filme de animação brasileiro disputa indicação ao Oscar

''Uma História de Amor e Fúria" é um das 19 produções selecionadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Comentar
Compartilhar
06 NOV 201314h27

O cinema brasileiro dá mais um passo rumo ao Oscar. O filme "Uma História de Amor e Fúria", do diretor Luiz Bolognesi, está entre 19 produções selecionadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para concorrer à indicação de melhor filme de animação em 2014.

O filme é sobre a história de amor entre um guerreiro indígena (Selton Mello) e Janaína (Camila Pitanga). Ao morrer, o guerreiro assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água.

Rodrigo Santoro e Paulo Goulart também estão no elenco do filme.

Os indicados ao Oscar de Melhor Filme de Animação serão anunciados no dia 16 de janeiro. O Oscar 2014 será realizado no dia 2 de março, em Los Angeles.

Na lista de concorrentes estão as produções "Os Smurfs 2", "Tá Chovendo Hambúrguer 2", "Meu Malvado Favorito 2", "Reino Escondido", "Frozen: Uma Aventura Congelante", "Universidade Monstros", entre outros.

Segundo a Academia, os filmes da lista também podem concorrer em outras categorias.

Para o diretor Luiz Bolognesi, estar entre os selecionados é "magnífico para a animação brasileira". "É inacreditável, é um sonho. É uma concorrência muito difícil, pois há países como França, Coreia do Sul, Itália e Japão, que têm muita tradição em animação", afirmou.

"Uma História de Amor e Fúria" ficará em cartaz durante uma semana, em Los Angeles, conforme exigência da Academia para disputar o Oscar.

Mais conhecido como roteirista, Bolognesi estreia como diretor nesta produção, que já conquistou o prêmio principal do Festival de Annecy, na França, considerado o "Cannes da Animação. Foi a primeira vez que uma produção brasileira foi selecionada para a competição.

Disputam indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação:

"Uma História de Amor e Fúria"
"Os Croods"
"Tá Chovendo Hambúrguer 2"
"Meu Malvado Favorito 2"
"Reino Escondido"
"Ernest et Célestine"
"Saibi"
"Bons de Bico"
"Frozen: Uma Aventura Congelante"
"Khumba"
"The Legend of Sarila" (a lenda de Sarila, em tradução livre)
"Momo e no tegami" (uma carta para Momo, em traução livre)
"Universidade Monstros"
"O Apóstolo"
"Aviões"
"Puella Magi Madoka Magica the Movie Part III: The Rebellion Story" (Puella Magi Madoka Magica o filme parte 3: a história da rebelião, em tradução livre)
"Os Smurfs 2"
"Turbo"
"Kaze tachinu" (o vento se levanta, em tradução livre)