Continua depois da publicidade
A III Festa das Nações do Guarujá, realizada no Ginásio Tejereba, na última sexta-feira (23), contou a participação de escolas municipais e estaduais, além de Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs), que apresentaram costumes e tradições de diversos países. Ao todo, 36 instituições participaram da terceira edição do evento, que expuseram os costumes e tradições de dez países por meio da interpretação de danças, gastronomia e decoração.
O ponto alto foi da festa foi a apresentação de danças que empolgavam a plateia. A grande vencedora nesta categoria foi Índia, representada pelo CAEC Isabel Ortega, com uma apresentação impecável. Já a categoria de barracas típicas e gastronomia foi vencida pela China, apresentada pelos CAEC’s Cornélio Pacheco, Márcia Regina, Isabel Ortega e João Paulo II.
Continua depois da publicidade
Para a escolha do vencedor, as categorias foram divididas em dança e comidas típicas e decoração das barracas, que foram avaliadas por cinco jurados. Na dança, os quesitos de avaliação foram coreografia, harmonia (distribuição do espaço no momento da dança), ritmo (musicalidade), expressão corporal e fidelidade ao tema. Nos quesitos gastronomia e decoração, foram julgados quesitos como a fidelidade ao tema, criatividade, originalidade, sabor e apresentação dos pratos.
Continua depois da publicidade
O evento, que também teve a apresentação da Banda Municipal e do Balé Municipal, foi organizado pelas Secretarias de Educação e Cultura.
Nas danças típicas, as vencedoras foram:
Índia – CAEC Isabel Ortega (1º lugar);
Continua depois da publicidade
Egito – EE Paulo Clemente Santinni (2º lugar);
Porta Rico – CAEC João Paulo II (3º lugar).
Também participaram as EM Almeida júnior, Francisco Figueiredo e Paulo Freire, representando o Brasil, a EM Lucimara de Jesus Vicente, representando a África, o CAEC Márcia Regina, representando a Argentina, o CATI-Ação Social, representando a Espanha e o CAEC Dante Sinópoli, representando o Líbano.
Continua depois da publicidade
Decoração e gastronomia – A China foi a vencedora do festival de decoração e gastronomia que aconteceu na tarde da sexta (23), dentro da 3ª Festa das Nações. Para agradar os jurados, a barraca da China, organizada pelos Caec Cornélio da Conceição Pacheco, Márcia Regina, Ortega e João Paulo II, serviu os tradicionais pratos da culinária oriental: frango xadrez, yakimeshi, chop suey, banana caramelada, chá verde e biscoito da sorte. Eles obtiveram as melhores notas nos quesitos fidelidade ao tema, criatividade, originalidade, sabor e apresentação dos pratos.
A barraca que representava o Líbano também agradou e ficou com o segundo lugar. As responsáveis foram as Escolas Municipais Lúcia Flora, Angelina Daige, Benedito Cláudio, Oswaldo Cruz, Afonso Nunes, que prepararam arroz marroquino, quibe de bandeja, homus, tabule e doce de semolina.
Já a barraca do Brasil, que faturou a terceira colocação, foi representada pelos Caec André Luiz e Escolas Municipais Giusfredo Santini, Jacirema dos Santos, Maria Aparecida Araújo, Maria Aparecida Ramos e Valéria Cristina, que mostraram os pratos mais tradicionais da culinária nacional: arroz com vatapá, cachaça e cocada.
Continua depois da publicidade
Para Daniela Laurindo de Souza Afonso, diretora da Escola Gladston Jafet, que representou a Itália na decoração da barraca, ter participado da festa foi divertido. “O mais gostoso foi o envolvimento das escolas. Isso fortalece a relação entre as diretoras e a troca de ideias”, disse.