Continua depois da publicidade
A tradicional Festa Cigana de Guarujá acontece neste sábado (5), a partir das 19 horas, no Clube dos Criadores de Curiós de Guarujá e Vicente de Carvalho (Rua Joaquim Martinez Correia, 8 – Jardim Monteiro da Cruz). O evento é uma realização da Tsara Gitara Lua Bonita e conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura. A festa homenageia Santa Sarah Kali, padroeira do povo cigano e Nossa Senhora Aparecida.
Quem comparecer, poderá conferir mostras de danças cigana, egípcia e do ventre, além de artesanatos relacionados à cultura e o ritual da fogueira, que é um momento de purificação, onde os ciganos acendem o fogo para evocar os seus elementos. A festividade reúne clientes, simpatizantes e famílias ciganas. O evento é aberto ao público que queira conhecer mais sobre essa tradição.
Continua depois da publicidade
Segundo a organizadora do evento, Cléo Souza, um dos intuitos da festa é divulgar a cultura cigana. “Somos discriminados, existe muito preconceito com os ciganos. As pessoas confundem nossa cultura com religião, somos místicos sim, mas é diferente, somos uma etnia”, explica. Ainda segundo a organizadora do evento, cerca de 300 famílias ciganas estão abrigadas em Guarujá.
O valor do convite é R$15. Na portaria, o ingresso passará para o valor de R$ 20. No cardápio da festa está incluso ponche, fruta e jantar da culinária cigana. Os interessados em mais informações podem entrar em contato pelos telefones 3348-1431 e 3062-0263.
Continua depois da publicidade