X

Porto & Negócios

Estados defendem desenvolvimento portuário unificado

Para secretários estaduais de portos, infraestrutura e correlatas o país só garantirá competitividade no setor com planejamentos alinhados

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/10/2013 às 18:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“A Lei 12.815 (nova Lei dos Portos) é só o começo da caminhada. A legislação entre os estados difere muito e precisa ser unificada”. A declaração é do Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, e reflete a necessidade dos estados brasileiros na busca pela eficiência portuária e de transportes. Sob esta premissa, representantes dos governos estaduais responsáveis pelo desenvolvimento do setor se reunirão em Santos, no próximos dias 22 e 23 de outubro, na 4ª edição do Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e Correlatas (IV Fonseinp).

Pela primeira vez em São Paulo, o Fórum tem em sua pauta discussões sobre as implicações da nova legislação portuária (Lei n. 12.815/2013), bem como temas relacionados à cabotagem, Conaportos (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), CNPA (Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem) e Prepom (Programa do Ensino Profissional Marítimo Atividades Correlatas).

“Precisamos ter um representante das secretarias estaduais de governo no Conaportos, discutir o aumento de calado para permitir a atracação de navios de maior porte, além de reduzir a burocracia documental, o custo da praticagem, entre outros”, explica o presidente do Fonseinp, Carlos Costa. Ele alerta também para a necessidade de redução de custos para a viabilização da cabotagem nacional. “O custo do combustível hoje para navios brasileiros corresponde a 80% do valor total da operação. Situações como esta precisam ser revistas e a marinha mercante, fortalecida. Sem ela não se tem um Brasil competitivo internacionalmente”, complementa o secretário.

Carlos Costa,  Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária da Bahia e presidente do Fonseinp (Foto: Divulgação)

Fonseinp

O fórum integra a grade da Infraportos South America, Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais, que acontece de 22 a 24 de outubro em Santos. A primeira edição foi realizada em Salvador, na Bahia. O estado é o primeiro a designar uma secretaria para a atividade portuária e pretende instalar uma nova escola de formação de oficiais de marinha mercante nos próximos anos. Os demais encontros aconteceram na capital de Santa Catarina, Florianópolis, e em 2012, em Vitória (ES). Para Costa, a integração à Infraportos South America “só nos traz mais força e oportunidades para avançamos em um diálogo comum. A expectativa é reunir um público qualificado, totalmente voltado às questões apontadas acima e que vislumbrem o crescimento portuário do país”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter