X

Emprego

Estado de SP tem 1 milhão de vagas no ensino integral público

O programa de ensino integral visa desenvolver os estudantes nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural; serão 475 municípios atendidos

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 20/10/2021 às 17:26

Atualizado em 20/10/2021 às 17:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A expansão prevê mais 952 escolas com ensino integral / Renato Inácio / PMB

O Governo de São Paulo anunciou que vai expandir o Programa Ensino Integral (PEI) e vai oferecer, a partir do próximo ano letivo, mais de um milhão de vagas. No total, serão 2029 escolas estaduais do PEI, espalhadas em 457 cidades. Destas, 952 serão novas unidades escolares.

Criado em 2012, o programa visa desenvolver os estudantes nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

São dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No turno único, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

Como posso efetuar a matrícula dos meus filhos no PEI?

Interessados que não possuem matrícula ativa na rede podem realizar a inscrição a partir de 6 de dezembro, por meio da Inscrição de Aluno Fora da Rede, de forma online, na Secretaria Escolar Digital (SED), ou presencialmente em qualquer unidade da rede pública e nos postos do Poupatempo, conforme agendamento prévio. Ao preencher a ficha, é necessário indicar o interesse em cursar o ensino integral.

Os estudantes que já estão na rede pública do Estado de São Paulo e têm interesse em cursar o ensino integral podem solicitar a transferência para as unidades PEI antes do início do ano letivo, entre 3 e 6/01/2022, por meio da plataforma SED, pelo perfil do responsável cadastrado, ou em qualquer escola da rede pública.

Onde estão as escolas PEI?

Atualmente, já estão em funcionamento 1.077 escolas de ensino integral e a partir do próximo ano serão 952 novas unidades. É possível conferir também a lista dos 457 municípios atendidos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter