Em Guarujá, Operação Verão fiscalizará irregularidades

Fiscais e guardas civis municipais se integram para garantir segurança a munícipes e turistas durante a estação mais quente do ano

Comentar
Compartilhar
27 DEZ 201317h11

Dentro das atividades de segurança que integram a Operação Verão para a temporada de 2014, a Guarda Civil Municipal de Guarujá – GCM, junto com a Secretaria de Finanças escalou uma equipe de fiscalização para o ordenamento do espaço público.

Serão 40 fiscais que unirão forças aos guardas municipais por meio do monitoramento e fiscalização nos principais pontos da Cidade e em todos os períodos do dia. “Trabalharemos no sentido de manter o sossego e a ordem do espaço público. A fiscalização será realizada a partir de estudos prévios de situações irregulares que foram registradas anteriormente”, explica o fiscal e coordenador dessa operação, Fábio Tedesco.

Dentre as principais atividades que integram a operação, haverá fiscalização de vans e ônibus de turismo para controlar que os veículos estacionem em locais proibidos. O controle será feito, principalmente, aos sábados, domingos e feriados, quando há grande movimentação na Cidade. Neste caso, interessados em vir para Cidade de Van ou ônibus, precisam ter convênio com o setor de comércio como quiosques, restaurantes ou pousadas, para que estes solicite uma autorização ao setor de fiscalização. Feito isso, será emitido uma autorização que terá que ser fixada no painel do veículo, para que este possa entrar na Cidade, sem essa autorização, os automóveis serão multados e guinchados.

Fiscais e guardas civis municipais se integram para garantir segurança a munícipes e turistas (Foto: Pedro Rezende/PMG)

Outra fiscalização que será intensa é com a prática irregular com jetski. É dever dos agentes municipais fiscalizar condutores de jetskis sem a habilitação de Arrais, inibir o abastecimento das embarcações na faixa de areia, proibir o estacionamento desses veículos na areia, além de cuidar da segurança e do trânsito. Os guardas acionam os órgãos competentes quando necessário.

O Município também terá outras fiscalizações. Isso inclui desde observar se comerciantes estão agindo de acordo com suas licenças até monitorar o comportamento de quem pratica esportes em locais e horários irregulares. Fiscais auxiliarão, estabelecendo horários e locais apropriados para jogos de futebol e frescobol, entre outras normas, além de advertir a presença de animais e ambulantes irregulares na areia.