X

Mundo

Dubai

Dizem que em Dubai tudo é possivel. É parece que sim

Publicado em 17/06/2014 às 12:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dubai é considerada a cidade-Estado que altera radicalmente a sua geografia de região desértica com espantosos arranhacéus, ilhas e lagos artificiais, parques e praias com bosques de palmeiras e alguns recordes da engenharia. A torre mais alta do mundo, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura, pertence ao mesmo complexo futurista onde os visitantes passeiam pelo maior shopping center do mundo.

Os apelos ao luxo e à extravagância funcionam, tanto que Dubai registrou, segundo dados oficiais, o ingresso de 5,5 milhões de visitantes apenas no primeiro semestre de 2013. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 11,1%. Quem vai a Dubai planeja voltar não apenas porque as novidades são constantes, mas porque a viagem provoca assombro e prazer: em geral, os serviços são gentis e eficientes, a rede hoteleira esbanja conforto, as compras são livres de impostos, com preços atraentes.

A ancestral cultura islâmica vai se revelando aos poucos, na gastronomia, nas roupas brancas ou pretas que escondem o corpo de homens e mulheres, em monumentos como a Grande Mesquita e a Casa do Xeque Saeed Al Maktoum, nos delicados tapetes árabes e sobretudo nos labirintos que são as ruas de Bur Dubai e Deira, nas margens do Creek. Ali teve início o povoamento multicultural da região, num canal aberto para o comércio de grandes navios nos anos 30 do século 20, quando a exploração de pérolas já declinava. Os dhows (embarcações) de madeira continuam lá, abarrotados de produtos que seguem para Irã, Paquistão ou Índia, terras natais de milhares de imigrantes.

Burj Al Arab hotel (Foto: Divulgação)

A maior parte da população de 1,5 milhão de habitantes é estrangeira, o que torna o inglês um idioma corrente, junto da língua árabe oficial. Uma decisão importante é quando ir, considerando as temperaturas extremas do Oriente Médio e eventos como o Ramadã, celebração em que os muçulmanos fazem jejum durante o dia, o que altera a rotina de bares e parques temáticos. Quem associa as férias a longas caminhadas deve deixar a viagem para os meses de outubro a abril, de calor suportável.

Souk de Tecidos
Território de intermináveis lojas exóticas, com bugigangas coloridas, xailes, cachemiras e tecidos. Fica entre o Dubai Museum e a estação da Travessia de Abra.

Travessia de Abra
A travessia é feita em pequenos barcos de madeira – do género dos barcos de Veneza – chamados abra, que cortam o charmoso canal do mar conhecido por Creek na parte histórica. Uma das coisas interessantes de ver quando se está nas margens do Creek é a agitação do centro comercial do Dubai, onde souks e mais souks se estendem nos dois bairros históricos, Deira e Bur Dubai, principalmente, o Souk do Ouro e o das Especiarias.

Souk do Ouro e o Souk das Especiarias
O mercado de ouro abrange um emaranhado de bazares fascinantes. Ouro e mais ouro fazem do Gold Souk local de visita obrigatória para a compra de joias, diamantes e pedras precisosas. Já o Spice Souk atrai pelos cheiros exóticos, exaladas por sacos de ervas e temperos orientais: canela, açafrão, todo tipo de pimentas, anis, etc. Monopólio de mercadores iraianos, somalianos e indianos.

Mercado do Ouro / Gold Soukh vale a pena a visita (Foto: Liberado Júnior/DL)

New Dubai:
- Dubai Marina
- The Palm Jumeirah
- Madinat Jumeirah
- Burj al Arab
- Mesquita de Jumeirah
- Sheikh Zayed Road
- Burj Khalifa
- Dubai Mall
- Mall of the Emirates

Onde comer:
Al Muntaha Burj Al Arab Hotel, Jumeirah Beach (vale a pena mas prepare o bolso um picadinho gira em torno de 70U$

Dicas úteis
Free shop: Há um bom perto das esteiras das bagagens do aeroporto. A franquia de entrada permitida é de 400 cigarros ou 250 gramas de charutos, 200 ml de perfume e quatro litros de vinho ou outra bebida alcoólica.

Deve evitar
Sentar-se de forma a que as solas dos pés apontem na direção de alguém (é considerado ofensivo); fotografar mulheres (estritamente proibido) e edifícios governamentais; tomar bebidas alcoólicas diante de muçulmanos (pode nos hotéis, bares, discotecas e restaurantes que as sirvam); fotografar homens sem pedir autorização.

Vestuário
Roupa de algodão larga e confortável veste bem o ano todo; o uso de chapéu também é aconselhável, devido ao calor durante o dia. As noites de inverno podem ser surpreendentemente frias e é melhor prepararse para enfrentar fortes ares-condicionados. Embora Dubai seja, geralmente, indulgente, vista-se com modéstia ao passear pela cidade. Saias compridas ou calças e blusas de manga curta são essenciais, principalmente, durante o Ramadão.

Por toda a cidade você encontra homens e mulheres devidamente trajados (Foto: LIberado Júnior/DL)

Comportamento em público
O comportamento individual em público deve ser contido; a embriaguez e as exibições de afeto evidentes são ofensivas à cultura muçulmana, além de ilegais.

Segurança
O Dubai é uma das cidades mais seguras do Mundo, com taxas de criminalidade muito baixas, o que significa que passear pela cidade é muito seguro. Como é uma cidade grande, é necessário ter algumas precauções sensatas. As mulheres não terão grandes problemas ao passearem sozinhas pela cidade, porém, usar roupa mais modesta pode chamar menos a atenção nas zonas mais tradicionais da cidade. Informações importantes:

Moeda
A moeda oficial é o dirham
 
Idioma
Árabe (de um modo geral, o inglês é falado como segunda língua)
 
Documentos
Passaporte com validade mínima de três meses a contar da data de ingresso

Fuso horário
+ 7 horas

Clima
Até 49° C pela manhã no verão (maio a agosto). A melhor época para visitar é de outubro a abril, quando as temperaturas estão perfeitas para passar dias agradáveis e longos na praia e sair à noite.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter