X

Cinema DL

Documentário Arte Além do Dique será lançado dia 23

Sessão será seguida de bate-papo com a diretora do filme, Julia Mattos, e membros da instituição

Da Reportagem

Publicado em 21/06/2016 às 12:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Documentário mostra depoimentos de membros do Arte no Dique e da Comunidade do Dique da Vila Gilda / Divulgação

Com quase 14 anos de atuação, o Instituto Arte no Dique segue com sua missão de realizar a inclusão social trabalhando com a cultura e a cidadania. A história da entidade tem chamado a atenção de profissionais de diversas áreas. Na quinta-feira, 23 de junho, a partir das 17 horas, será lançado o documentário “Arte Além do Dique”, em sessão gratuita e aberta ao público na sede da instituição. Após a exibição, haverá bate-papo com a diretora do filme, Julia Mattos, e o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo.

A produção, com 18 minutos e 46 segundos de duração, mostra depoimentos de membros do Arte no Dique e da Comunidade do Dique da Vila Gilda, e narra como as atividades têm contribuído para a transformação da região e das pessoas que ali vivem.

“É extremamente importante esse tipo de registro audiovisual que perpetua o trabalho do instituto e, ao mesmo tempo, mostra o quão essencial é desenvolver trabalhos de inclusão social, principalmente em áreas de vulnerabilidade. E como essa inclusão é capaz de melhorar a sociedade num todo, pois a questão cultural passa pela cidadania, a autoestima, a educação e a saúde, além das atividades artísticas”, explica o presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo.  

“A ideia do documentário surgiu no início do ano. Eu estudo psicologia no Mackenzie, em São Paulo, e no início do semestre os professores pediram que visitássemos uma instituição de intervenção social para desenvolver relatórios e análises para diversas disciplinas do curso. Logo sugeri ao meu grupo que fizéssemos sobre o Arte no Dique. Nunca havia visitado o Instituto, mas cresci ouvindo sobre ele. Meu pai, que já foi vereador de Santos, sempre apoiou o projeto, fez parcerias com o Zé (Virgílio) e nos contava sobre o trabalho maravilhoso que era desenvolvido lá. Aí, além da pesquisa realizada através do Mackenzie, eu e meus sócios da Terruá Filmes decidimos profuzir o documentário”, detalha a diretora Julia Mattos. “Ficamos apaixonados pelo trabalho desenvolvido no instituto e por todos os envolvidos. O processo foi realmente maravilhoso! A produção começou em março, as gravações em abril e finalizamos o filme em maio”, completa a cineasta.  

Depois do lançamento, o filme deverá ser exibido em Paris e percorrer festivais e instituições de ensino.

Ficha técnica do filme

Direção: Julia Mattos

Direção de Fotografia: Eduardo Laiola e Rafael Reis

Roteiro: Rafael Reis

Edição: Julia Mattos

Arte e Finalização: Rafael Reis e Raphael Varella
Duração: 18m46s
Classificação indicativa: Livre

Serviço

Lançamento do filme Arte Além do Dique + bate-papo com a diretora Julia Mattos e o presidente do Arte no Dique
Quinta-feira, 23 de junho, às 17h
Instituto Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube
Gratuito

Sobre o Instituto Arte no Dique

O Instituto Arte no Dique desenvolve trabalho sócio cultural com a população do Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos. Tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região.

O projeto, lançado em 2002, é desenvolvido numa das regiões de maior vulnerabilidade social da cidade, com uma população de 22 mil habitantes vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre.

Com a participação efetiva da comunidade e a contribuição dos diferentes setores da sociedade  o que poderia parecer impossível está acontecendo. Atualmente, a instituição oferece oficinas de percussão, dança, capoeira, teatro, customização,  costura e inclusão digital, atendendo mais de 600 pessoas da região.

Buscamos, assim, abrir portas para o desenvolvimento da cidadania e inclusão sócio cultural de crianças, jovens e suas famílias na reintegração do convívio social e fortalecimento da autoestima.

Maiores informações: www.artenodique.org e www.facebook.com/artenodiqueoficial

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter