Dicas simples para um Carnaval saudável

Gente, semana que vem já é Carnaval! A folia de Momo não pode ser desculpa para descuidar da saúde, certo? Sabemos que Carnaval é sinônimo de festa e às vezes, vem acompanhado de exageros

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19 FEV 2017Por Da Reportagem17h00

Por isso, é fundamental seguir algumas dicas para que a folia não estrague nossa saúde. 
Conversamos com alguns médicos, desde nutricionistas, endocrinologistas até dermatologistas e reunimos algumas dicas simples para se cuidar. Até porque aproveitar os cinco dias de folia acaba alterando o sono e a alimentação, e prejudicando o funcionamento do organismo. Para não comprometer seu corpo, confira cinco itens básicos para ficar de bem com a saúde.

Evite os excessos
Álcool demais prejudica o seu bem estar. O abuso de álcool e a mistura de bebidas energéticas com álcool podem levar à desidratação, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos. Entre os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas estão: intoxicação alcoólica; gastrite aguda; vômitos; pancreatite e coma alcoólico. E aí, você já sabe, vai acabar parando no hospital e a festa termina mais cedo.

Mantenha-se hidratado
Bebidas alcoólicas podem gerar quadros de hipoglicemia, causando desmaios.  A ingestão de líquidos pode ajudar a combater sintomas como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez. Sem contar que o calor também desidrata e o álcool acaba agravando o quadro. Dois litros de água por dia são ideais para não desidratar.

Proteja-se do sol
Se for curtir a folia durante o dia, para prevenir queimaduras de sol, opte pelo uso de chapéus, roupas leves e protetor solar. Reaplique o filtro a cada duas horas e, caso vá à praia, entre um mergulho e outro, passe mais filtro solar. 

Alimente-se bem
Para manter a energia e a saúde, é preciso tomar cuidado com a alimentação. Prefira refeições leves, que facilitem a digestão, e evite alimentos ricos em gorduras e sal. Tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período; sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham molho, maionese, embutido e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar. Por causa do calor, alguns alimentos estragam mais rápido e, se consumidos, podem prejudicar a festa. Faça refeições leves, várias vezes ao dia. Estômago muito cheio também pode fazer a folia acabar mais cedo, daí a preferência por mais refeições e comidas leves.

Descanse bem
Passar muitas horas sem dormir prejudica a saúde. Faça pausas para repor a energia. Com algumas horas de sono você acorda bem disposto para continuar aproveitando o Carnaval. O corpo precisa deste tempo para repor as energias.
São dicas simples, mas que podem garantir dias de alegria, entusiasmo  e claro, com muita saúde! Ótimo Carnaval a todos!