X

Cotidiano

Dia dos Namorados deve ser positivo para o comércio da Baixada Santista

A previsão é a de que o setor deve arrecadar 5,7% a mais do que em junho de 2020 – quando, mesmo já em meio à pandemia de Covid-19, os varejistas viram suas receitas subirem 2,8% em relação ao ano anterior

Da Reportagem

Publicado em 08/06/2021 às 18:00

Atualizado em 08/06/2021 às 19:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O mês dos namorados deve ser o primeiro, desde o início da pandemia, em que uma data comemorativa impacta efetivamente sobre as vendas do comércio / Nair Bueno/DL

Depois de um mês do Dia das Mães com vendas bem abaixo do esperado, o Dia dos Namorados deve trazer resultados melhores para o varejo em junho. A previsão é do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Sincomércio-BS, baseada em projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A previsão é a de que o setor deve arrecadar 5,7% a mais do que em junho de 2020 – quando, mesmo já em meio à pandemia de Covid-19, os varejistas viram suas receitas subirem 2,8% em relação ao ano anterior. Desta forma, ao menos na comparação anual, junho ainda não será um mês de recuperação; mas, de crescimento.

O cálculo foi feito considerando um cenário em que, ao menos a partir da segunda quinzena de junho, o Plano São Paulo estará em uma fase ainda mais flexível para o comércio, com ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos e das capacidades de ocupação.

Para o presidente do Sincomércio-BS, Omar Abdul Assaf, ainda não é a notícia que todos gostaríamos, mas mostra uma lenta recuperação. “Não é só a data em si, mas o fato de termos uma demanda reprimida que pode aproveitar o Dia dos Namorados para impactar positivamente as vendas, até porque neste momento há mais liberdade de circulação, o que deve aumentar as compras em todo este mês.”, salientou.

O mês dos namorados deve ser o primeiro, desde o início da pandemia, em que uma data comemorativa impacta efetivamente sobre as vendas do comércio. Isso porque, ao observar as atividades mais sensíveis a ela, como as perfumarias, por exemplo, algumas vão, de fato, registrar crescimentos que seriam comuns em um contexto sem pandemia.

Apesar da queda de 10,3% prevista para as vendas de eletrodomésticos e eletrônicos, a soma dessas atividades sensíveis ao Dia dos Namorados é positiva: alta de 1,3% em relação a junho de 2020 e de 11% na comparação com o mesmo mês de 2019.

“No geral, junho é um mês de boas expectativas para o varejo. Além da volta do impacto de uma data comemorativa, ainda temos muitos outros fatores positivos, como a flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos, a força da demanda reprimida desses meses de quarentena e a injeção de recursos nos orçamentos”, afirmou Omar Abdul Assaf, que voltou a salientar, também, a importância de se apressar a vacinação para que o comércio tenha mais segurança e tranquilidade para trabalhar.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter