Iluminação

Dando vida ao jardim

Confira algumas dicas para iluminar e valorizar o seu jardim

Publicado em 17/04/2014 às 15:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Um jardim iluminado é com certeza mais valorizado. A luz proporcionada por espetos, refletores ou embutidos realça as plantas, deixando o espaço mais harmonioso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O tipo de iluminação mais prático e utilizado são os espetos, de fácil instalação são fincados no jardim e geralmente utilizam lâmpadas de foco para valorizar arbustos, árvores ou plantas. Para não queimar as plantas com o calor das lâmpadas halógenas recomendamos a utilização de LED em projetos desse tipo. Geralmente são usadas lâmpadas direcionáveis Dicróica MR16, PAR 20, 30 e 38, em SuperLED as potencias variam de 8 a 20W dependendo da marca e conseguem atingir uma equivalência luminosa de 50 a 150W das halógenas, estão disponíveis nas cores branco frio, branco quente e na cor verde. Esses tipos de lâmpadas atingem uma alta economia de energia de até 90%. Vale lembrar que para a utilização de LEDs em ambientes externos os espetos devem ser vedados com algum vidro ou policarbonato. Recomenda-se sempre a utilização das matérias primas alumínio ou inox, pois em nossa região os intempéries prejudicam essas peças causando a corrosão das mesmas.

Quando o assunto é embutidos de solo, poucos se preocupam com a maneira correta de instalalo. Muitos erram e acabam tendo problemas com infiltração de água. A maneira correta é: caso a peça não acompanhe um revestimento plástico, comprar um duto de PVC de cerca de 4” (varia dependendo do tamanho do embutido) colocar o embutido dentro dele e na parede deste duto, antes de embuti-lo revestir com pedra brita para que a água escorra e não chegue até a peça.

Para jardins de maior tamanho são recomendados refletores, que proporcionam ângulos maiores de iluminação, a luz verde destaca e dá ainda mais vida as plantas. Utilizam-se lâmpadas de vapor metálico ou também já há opção com LEDs de alta potencia variando de 10 a 200W, que representam a equivalência de 100 a 2000W das lâmpadas halógenas. Todas as opções para iluminar seu jardim estão disponíveis na Elétrica Sanchez.

Continua depois da publicidade

Um jardim iluminado é com certeza mais valorizado (Foto: Divulgação)

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software