X

Dicas de viagem

Curitiba Metrópole-modelo

Organizou o trânsito, encontrando uma fórmula eficiente para o transporte público e multiplicou os espaços verdes

Publicado em 03/11/2014 às 15:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O bem-estar dos moradores é convertido em excelentes serviços para os visitantes, que encontram hotéis confortáveis, bons restaurantes, intensa agenda cultural e mobilidade de sobra para conhecer os cartões-postais, sempre emoldurados por bosques e praças. A qualidade de vida oferecida pela capital paranaense faz de Curitiba um destino repleto de facilidades e atrações para os turistas. A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belas e inusitadas construções, como o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, além dos parques, como o Barigüi, ponto de encontro de famílias e atletas nos finais de semana. 

Apesar dos aspectos futuristas que envolvem a capital paranaense, Curitiba guarda muitas características de cidades do interior - influência das imigrantes europeus, que ainda hoje mantém suas raízes.

Dos italianos foram herdadas as animadas cantinas do bairro de Santa Felicidade que capricham nos rodízios repletos de massa, frango e polenta frita. Já os poloneses marcam presença com as pequenas docerias; enquanto os ucranianos enchem de charme a feirinha de artesanato com seus ovos pintados à mão. Uma circulada pelo calçadão da rua XV de Novembro - ou Rua das Flores - permite ver de perto o mix de culturas. Por lá estão o comércio, os artistas de rua, os cinemas e os teatros, além das cafeterias com mesas ar livre onde todos os sotaques se encontram.

Jardim Botânico (Foto: Liberado Jr/DL)

Chuva e baixas temperaturas fazem parte da paisagem curitibana em qualquer época do ano. Entretanto, vale a pena deixar os detalhes climáticos de lado, em especial nos meses de março e dezembro.

Dica Bacana: Já no final do ano, o Natal Encantado oferece um emocionante espetáculo na iluminada fachada do Palácio Avenida - um programão para crianças e adultos.

Há quem diga que Curitiba é a capital mais europeia do país. Para alguns, o título se justifica pelas áreas verdes. Para outros, o que faz diferença é a organização do trânsito e do transporte público.

No Centro, uma caminhada revela boas surpresas, como o Solar do Barão. E o Museu Oscar Niemeyer continua imperdível, assim como as irresistíveis feirinhas do Largo da Ordem e da Praça da Espanha.

O Jardim Botânico e o Teatro Ópera de Arame

São os principais ícones de Curitiba.  No primeiro, uma bela construção em metal e vidro abriga 50 espécies de mata Atlântica. A moldura não poderia ser mais perfeita: jardins geométricos, esculturas e trilhas. Já o teatro abriga dois espaços: a pedreira Paulo Leminski, ao ar livre e com capacidade para mais de 30 mil pessoas; e a Ópera de Arame, erguida sobre um lago, com estrutura metálica, paredes transparentes, camarotes e poltronas, abrigando 1.600 pessoas. A visita vale a pena, mesmo que não haja espetáculos em cartaz.

Ópera de Arame (Foto: Liberado Jr/DL)

Repleta de parques, Curitiba guarda em suas áreas verdes muitas homenagens aos seus colonizadores vindos da Polônia, Alemanha e Ucrânia. Os bonitos espaços são utilizados também para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, entretendo moradores de todas as idades. São eles:

Parque Barigui
O parque é a área de lazer preferida dos curitibanos, que lá correm ou caminham ao redor do lago, brincam com as crianças no parquinho e fazem piqueniques em meio às árvores do bosque.

 

Parque Tanguá
O espaço de 450 mil metros quadrados reúne mirante, jardins, trilhas em meio à mata, lago, cachoeira e passarelas para caminhadas.


Parque Tanguá (Foto: Liberado Jr/DL)


Zoológico 
O parque reúne mais de 1.500 espécies, entre elas, algumas pouco comuns como harpia, camelo, urso de óculos e girafa.

Parque Tingui
O principal destaque é a igreja de arquitetura ucraniana transformada em memorial. A  coleção de pêssankas -  típicos ovos pintados à mão - chama a atenção. 

Bosque Alemão
A sala de concertos em meio ao gramado é uma homenagem aos compositores clássicos alemães, como Bach, Mozart e Beethoven.

Bosque do Papa João Paulo II
O parque é emoldurado por bonitas casas em estilo polonês feitas com troncos de araucárias.

Museu Oscar Niemeyer
O museu de Curitiba foi inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e seguindo projeto de Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista.

Em sua inauguração buscou-se um foco de atuação nas artes plásticas, no design, na arquitetura e no urbanismo. O Museu, entretanto, não possuía acervo próprio até o início de 2003.

O projeto de Oscar Niemeyer aproveitou as instalações de uma antiga escola, que também era um projeto seu de 1967. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas. É uma edificação, anexada à já existente, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem subterrânea faz a ligação entre os dois prédios. Vale a visita!

Museu Oscar Niemeyer (Foto: Liberado Jr/DL)

Descer a Serra do Mar de trem

A maneira mais bonita e interessante de chegar a Morretes é de trem. O passeio, que encanta turistas de todas as idades, tem 150 quilômetros de extensão, 30 pontes e 14 túneis cavados na serra coberta de mata Atlântica. A viagem dura três horas e pode ser feita diariamente de trem ou, nos finais de semana, de litorina - a passagem é mais cara, mas os vagões oferecem janelas maiores, ar-condicionado e serviço de bordo. A ferrovia, considerada a mais bela do país, foi inaugurada em 1885 e continua até Paranaguá.

Na próxima semana, mais informações sobre o destino

Serviço: O jornalista foi convidado Serra Verde Express Curitiba e BWT operadora de turismo

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Motociclista morre após 'fechada' acidental na Rodovia Cônego Domênico Rangoni

Acidente aconteceu na altura de Vicente de Carvalho

Nacional

Fim do mundo? Macacos estão caindo mortos de árvores no México

Saiba o que está causando a morte da espécie no país e como os especialistas estão tratando os casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter