X

Mais DL

Cuidados com o sol

Todo verão, nós brasileiros, enfrentamos sempre os mesmos problemas: enchentes, mosquitos e o sol forte que não perdoa a pele de ninguém

Da Reportagem

Publicado em 15/01/2017 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

 Desse mundão que não controlamos, pelo menos a forma que recebemos o sol conseguimos remediar usando acessórios e, principalmente, o protetor solar.
É cientificamente comprovado e sabido por todos que o excesso de exposição ao sol sem proteção pode causar insolação, queimaduras e outras lesões na pele, envelhecimento precoce, flacidez e o maior problema de todos: câncer de pele. E tudo isso pode ser evitado com o simples uso de filtro solar.
Mas o sol não é só vilão nessa história! Ocorre que a Vitamina D, que é responsável por algumas funções neurológicas e pela absorção de cálcio e fósforo nos nossos organismos, é produzida quase que exclusivamente durante o período de exposição ao sol.
Essa exposição controlada aos raios do sol é indispensável em todas as idades, mas é fundamental na infância, pois a Vitamina D é responsável pela boa formação dos ossos e do sistema imunológico nas crianças e sua deficiência pode estar diretamente ligada à doenças com diabetes, alergias, asmas, ossos quebradiços e obesidade.
Para um adulto de pele clara a quantidade necessária de Vitamina D é alcançada após 7 minutos de sol nos braços ou nas pernas, três vezes por semana. Por isso a exposição ao sol que recebemos só pela rotina cotidiana, muitas vezes já é o necessário para a manutenção da boa saúde.
Sempre em pauta nos dias de muito sol, os protetores solares geram, pois se tornaram item indispensável para a saúde, mas em contrapartida chegam às prateleiras dos mercados e farmácias com um preço nada camarada!
Olha que contradição maluca: não tomar sol faz mal à saúde, mas tomar sol de mais pode te gerar um câncer. E a melhor forma de nos protegermos contra o sol é usando o protetor solar, que deveria receber incentivo do governo para facilidade ao seu acesso, mas tem uma carga tributária assustadora, com uma cobrança de imposto que representa 42% do preço dos protetores. É difícil ser brasileiro!
Fique atento aos horários recomendado para os banhos de sol que são entre 07 e 10 horas da manhã e após às 16 horas e não deixe de usar protetor solar durante o ano inteiro, pois mesmo num inverno de sol mais fraco, os raios solares continuam carregados de UV, que é o que nos causam tantos danos.
Outra boa opção para se proteger do sol é investir em acessórios como chapéus, óculos escuros e as roupas que já vem com tecido que protegem dos raios UV. As roupas foto-protetoras podem ser encontradas em grandes lojas de artigos esportivos e custam, em média, 40 reais por peça (camiseta).
Fique sempre glam, se proteja e tome sol com inteligência!

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter