Cortinas

Confira quatro dicas de como utilizar corretamente uma cortina estampada

Comentar
Compartilhar
02 ABR 201415h10

Muitas pessoas acreditam que o uso de cor- tina estampada pode “pesar” o ambiente ou restringir a sua decoração. Se usada de forma correta, ela pode ser um dos pontos fortes do ambiente e casar harmoniosamente com ele. Confira a nossa lista com 4 dicas para não errar na hora de escolher e usar uma cortina estampada!

Quatro dicas para usar corretamente uma cortina estampada

Escolha uma cor base
Nem sempre a cortina estampada precisa ser neutra, mas para que o ambiente não perca a sua harmonia, ela precisa ter as mesmas cores da paleta usada para o local. Vale tons diferentes, detalhes coloridos ou mesmo deixar pra cortina a maior parte da cor do ambiente, com acessórios como almofadas e tapetes completando. Só não dá para escolher uma cortina estampada escura, paredes com cores fortes e móveis também coloridos! Equilibre a escolha e deixe o ambiente com informação visual sufi- ciente, sem ficar cansativo.

Dê preferência para ambientes amplos
Em espaços maiores temos mais liberdade para juntar materiais, cores e estampas diferentes. Se você quer uma cortina estampada mais vistosa, com cores fortes ou mesmo com estampas diferentes, o ideal é que ela seja usada em um cômodo grande. Dessa forma ela não traz aquela sensação de “sufoco” e muito me- nos impede a entrada de luz natural caso seja escolhida uma cortina estampada com tecido mais pesado.

Medo de errar? Vá de clássico!
Se você ainda não está certa sobre o uso de uma cortina estampada, o clássico é sempre um ótimo começo. Cores neutras, tecidos leves e estampas delicadas são muito mais fáceis de combinar. É uma forma de diferenciar a decoração sem perder a elegância e sofisticação do ambiente. E, no final das contas, qualquer coisa é só trocar por uma cortina lisa de volta!

Opte por estampas geométricas
As estampas geométricas são uma das melhores escolhas na hora de comprar uma corti- na estampada. Elas caem bem durante todas as estações, são modernas e muito fáceis de com- binar por conta da sua repetição. Além disso, é mais fácil de casar com acessórios: cortinas listradas com almofadas igualmente listradas, seja na mesma cor ou em cores que se harmonizem, por exemplo.
O segredo para o uso da cortina estampa- da é o mesmo usado na decoração em geral e também na moda, design e tudo que mexe com sensações visuais: equilíbrio. Se tiver mais aqui, tire um pouco dali. Se a cortina é estampa- da, invista em peças lisas para o ambiente. Se a cor da estampa é muito forte, deixe para o resto do cômodo cores mais suaves. Com cuidado e atenção, é possível combinar a cortina estampada em qualquer ambiente sem errar a mão!

Muitas pessoas acreditam que o uso de cor- tina estampada pode “pesar” o ambiente ou restringir a sua decoração