X

Copa do Mundo 2018

Copa do Mundo repete histórico de 64 anos e terá europeu na final

Na Copa de 1950, última vez que nenhum europeu chegou à final, a partida foi disputada entre Brasil e Uruguai

Folhapress

Publicado em 04/07/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Inglaterra eliminou a Colômbia, seleção que poderia mudar o histórico / Divulgação/Fifa

Com a classificação da Inglaterra para as quartas de final, após a vitória sobre a Colômbia nesta terça-feira (3), fica definido que pelo menos uma das seleções a disputar a final do Mundial será europeia. Esse tem sido o padrão desde 1954. Na Copa de 1950, última vez que nenhum europeu chegou à final, a partida foi disputada entre Brasil e Uruguai.

Um dos lados da chave das quartas de final desta Copa é disputado apenas por equipes europeias e, necessariamente, uma delas chega à final. São elas: Croácia, Rússia, Inglaterra e Suécia.

Ainda há a chance de uma final exclusivamente europeia, a depender de Brasil e de Uruguai, os únicos sul-americanos nas quartas. As equipes enfrentam, respectivamente, Bélgica e França.

Nos torneios realizados desde 1998, quando foi adotado o atual formato da competição (com 32 clubes), duas finais viram apenas equipes da Europa: 2006 e 2010.

No Mundial da Rússia, as seleções europeias tiveram um índice de permanência semelhante ao de outros Mundiais realizados no continente desde 1998.

Foram 14 equipes europeias na fase de grupos -44,75% do total. Ficaram dez nas oitavas, 62,5%, e seis nas quartas, 75%.

Os números são idênticos aos de 2006, na Copa realizada na Alemanha. Para 1998, na França, a única diferença é que eram 15 europeus entre os 32 da fase de grupos -46,9%.

Percentualmente, as seleções da América do Sul tiveram desempenho parecido com o das europeias, mas, como começam em menor número na competição, acabam com uma parcela menor das vagas no mata-mata.

Das cinco equipes que começaram no mundial, duas permanecem (40%, ante 42,8% de permanência europeia). Com isso, sul-americanos têm duas das oito vagas das quartas, ou 25%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter