X

Mundo

Conhecendo Cartagena das Índias

A cidade colombiana de estilo colonial está em frente ao mar do Caribe

Publicado em 28/04/2014 às 15:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Se em Veneza o turista não pode deixar de passear de gôndola, em Cartagena o passeio de charrete também é obrigatório. Em apenas 15 minutos é possível ter uma visão panorâmica de toda a parte interna da muralha e entender melhor porque a área é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Escolha o passeio noturno, quando a iluminação deixa as ruelas ainda mais charmosas e românticas. Suba na sua charrete na Praça de Santa Teresa.

Lá é o lado light do Caribe, além da beleza natural e do clima prazeroso o ano inteiro, a cidade é motivo de orgulho para os colombianos. Lá está localizada a casa do escritor Gabriel García Márquez, Gabo para a população local, conta com uma boa infraestrutura hoteleira, praias tranquilas para passar os feriados, é reconhecida pela qualidade das esmeraldas que vende e, o mais importante, é território neutro nas guerrilhas que podem afugentar qualquer estrangeiro.

A cidade está dividida entre o lado histórico e o moderno. Se você for a Cartagena, não pense duas vezes, eu recomendo, fique no bairro histórico é lindo e divertido. Fora que você pode fazer algumas compras o artesanato impera ali.

Durante anos, Cartagena das Índias esteve escondida atrás de altas muralhas de pedras. Era a época dos constantes ataques piratas e sobravam motivos para proteger o que fora o porto mais importante de todas as Américas, já que sua posição estratégica guardava o desejado tesouro espanhol.

Se você for a Cartagena, não pense duas vezes, eu recomendo, fique no bairro histórico é lindo e divertido (Foto: LIberado Júnio/DL)

Atualmente, a invasão é de turistas que chegam de todas as partes do mundo não só para escutar a história que cada uma daquelas paredes tem para contar, mas para ver o mais famoso cartão-postal do destino: o mar do Caribe. Na dúvida, fique com os dois.

O centro de Cartagena, um dos destinos turísticos mais visitados na Colômbia, é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO, e guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados do continente. Tão bem cuidado que já foi cenário para que Marlon Brando rodasse ali o filme ?Queimada? E, anualmente, é sede do mais antigo festival latino americano dedicado à sétima arte, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena, iniciado em 1960.

Ruas estreitas de paralelepípedos por onde passam até carruagens puxadas por cavalos, casarões coloniais com sacadas de madeira, becos iluminados por lampiões, e castelos e fortes com canhões apontados para o mar.

Com exceção das praias urbanas, dispensáveis para quem já conhece o litoral norte de São Paulo, o cenário será sempre bem parecido: areia fina e branca, água salgada com tonalidades improváveis do lado de cá do continente, cadeiras sob árvores a espera de turistas preguiçosos e todo o mar do Caribe à disposição.

Se em Veneza o turista não pode deixar de passear de gôndola, em Cartagena o passeio de charrete também é obrigatório (Foto: Liberado Júnior/DL)

Quem leva?
Uma dica bacana é fazer um cruzeiro com o Navio MONARCH da armadora Pullmantur, que faz as ilhas do Caribe Sul (Cartagena, Aruba, Curaçao, La Guaria e Colón no Panamá) A viagem é incrível e o navio é maravilhoso. A parada do navio fica numa posição estratégica e privilegiada!

Onde ficar?
EU recomendo o Hotel Occidental que fica Anillo Vial Vía Manzanillo del mar Km. 4, Cartagena, 130001, Colômbia. Fone: +57 1 5877987 DDI da Colômbia - 57

Código de acesso de Cartagena?
5
 
Fuso horário?
O país está duas horas a menos do horário de Brasília.
 
Horário comercial?
Os estabelecimentos do centro histórico costumam funcionar, de segunda a sábado, das 9h às 18h, porém alguns centros comerciais e órgãos públicos fecham das 12h às 14h.
 
Clima?
A temperatura média anual, em Cartagena, é de 30°. Os dias costumam ser quentes e abafados, com noites mais frescas. Protetor solar, roupas frescas e boné são itens indispensáveis. A temporada de inverno vai de maio a novembro e o verão de dezembro a abril.
 
Internet?
Hotéis e albergues com sinal Wifi ainda são a melhor e mais econômica opção para quem quiser ficar conectado por mais tempo. No entanto, as ruas do centro histórico costumam ter uma variada oferta de lan houses.
 
Gorjetas?
Os restaurantes mais turísticos costumam incluir nas contas os 10% da taxa de serviço, embora a maioria dos estabelecimentos deixe a escolha por conta do cliente. Os valores finais costumam vir acompanhados de IVA (Impuesto al Valor Agregado).
 
Documentos?
Não é necessária a solicitação prévia de visto para brasileiros que visitem a Colômbia por até 90 dias. RG e carteira de vacina contra febre amarela são os documentos exigidos para a entrada no país, de acordo com as novas leis.
 
O centro de Cartagena, um dos destinos turísticos mais visitados na Colômbia, é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade (Foto: LIberado Júnior/DL)
 
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter