Concurso de Guarujá revela novos talentos da literatura

A competição foi voltada para as modalidades de conto, crônica e poesia, com temas livres

Comentar
Compartilhar
26 NOV 201311h40

A Prefeitura de Guarujá promoveu a cerimônia de premiação do concurso Pérolas da Literatura na última sexta-feira (22). O evento foi realizado na Unaerp - Campus Guarujá. A competição foi voltada para as modalidades de conto, crônica e poesia, com temas livres. As categorias foram dividas em juvenil (até 17 anos), e adulto, acima de 17 anos. Cada participante pôde se inscrever em três modalidades, com um trabalho inédito em cada uma.

O grande destaque da noite foi o aposentado de Praia Grande, Carlos Conceição de Freitas Ramos, 50 anos, que conquistou três troféus em categorias diferentes. O aposentado disse que foi uma surpresa ser finalista, nas categorias: adulto conto (Filha Adotiva - 1º lugar), crônica (A Primavera - 3º) e poesia (Confissões Derradeiras 2º lugar).

“Fiquei extremamente satisfeito, não esperava receber três prêmios, já que todos os candidatos e obras são muito bons”, declarou Carlos que tem um livro publicado e outros dois prontos para serem editados. O morador da Praia Grande já participou de alguns concursos semelhantes em outras oportunidades.

A revelação dessa edição foi a estudante, Gabriella Ribeiro Neves, como melhor intérprete e melhor poesia. De acordo com a estudante, que sonha em ser geóloga, a paixão pelos livros começou aos quatro anos, quando iniciou as visitas junto ao pai, às bibliotecas, o primeiro livro ganhou aos sete anos: “Comecei a ler e escrever muito cedo e não parei mais, a leitura abre a mente e transforma nossa vida nos transportando para outros lugares”.

Participando pela primeira vez do Concurso Pérolas da Literatura, a assistente social, Claudia Maria Santos do Nascimento faturou o primeiro lugar na categoria adulto, com a poesia (Pra sempre Gonzagão). A poetisa vibrou muito com o resultado e disse que foi emocionante participar do Perolas da Literatura. “Sempre escrevi, mas nunca quis tornar público as minhas poesias, mas dessa vez, me senti segura para participar. Estou muito feliz com o resultado. Fui reconhecida e foi muito gratificante participar”, conta.

Para secretária de Cultura, Mariângela Duarte, a participação de outros estados, no concurso mostra a importância do evento e o interesse da população pela literatura, mesmo em épocas de domínio da internet: “Essa é a demonstração que ainda temos um povo que gosta e aproveita os livros, principalmente os jovens, estou muito feliz com a participação predominante da juventude. Quero parabenizar todos vocês por ainda acreditarem na força da linguagem e literatura”.

Os adultos receberam certificados e troféus, os dez primeiros participantes da categoria juvenil, receberam troféus, certificados e uma bolsa de estudos da Escola Futura Brasil, que ofereceu bolsa de idiomas e informática.

Pérolas da Literatura – O 4º Concurso Pérolas da Literatura tem como objetivo revelar novos talentos e promover a literatura de Guarujá, com a participação de escritores renomados e pessoas das mais variadas regiões do Brasil. As obras foram julgadas com base nos critérios de criatividade, domínio da Língua para a cerimônia Portuguesa e qualidade técnica do texto.

Todo o processo de avaliação ficou a cargo de uma banca examinadora composta por especialistas designados pela Secretaria de Cultura. Os jurados puderam selecionar, no máximo, dez trabalhos de cada modalidade, em cada categoria.

A comissão organizadora recebeu cerca de 100 obras, de 90 escritores da Baixada Santista e outros municípios como: Rio de Janeiro, Horizontina (RS), Guarapari (ES), Maragogi (AL), São Sebastião do Umbuzeiro (PB),Mutum (MG) São Roque (SP), Jundiaí (SP), São Miguel Paulista (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP), Santos (SP), Itapevi (SP) ETC.