Divulgação
Continua depois da publicidade
Se você gosta de esportes, com certeza já ouviu falar em NFL (National Football League), ou seja, o campeonato de futebol americano nos Estados Unidos.
O futebol de lá é bem diferente daquele jogado nos campos do Brasil. A primeira impressão é de que o futebol americano é bem mais violento. Um terrível engano.
Continua depois da publicidade
Cada vez mais popular no Brasil, o futebol americano encanta homens e mulheres, e já conquistam muitos fãs por aqui. Para entender o jogo, basta apenas um pouco de vontade. Veja algumas dicas sobre este esporte:
Os jogadores. Cada time tem 11 no ataque e 11 na defesa, além de um time especial e do chutador, que faz os field gols. O quarterback é o mais famoso. Ele é responsável por liderar o time e armar as jogadas. Ele recebe a bola e lança para o ataque. O receiver é o que recebe a bola, e geralmente corre na direção da "end zone"- a área do touchdown (a maior pontuação do jogo).
A partida. Cada partida é disputada em quatro períodos de 15 minutos e tem duração total de 60 minutos. Caso termine empatado, o jogo é decidido numa prorrogação de 15 minutos, em que o primeiro time a pontuar vence a partida automaticamente.
O campo. O campo é dividido em jardas, linhas de lateral e a zona do touchdown (chamada de End Zone).
Além disso, cada lado do campo tem uma trave.
Continua depois da publicidade
1 jarda é o mesmo que 0.9144 metros, e cada linha branca curta significa uma marca de 5 jardas.
Pontuação. Há varias maneiras de se pontuar. Cada uma dela de uma forma diferente e com uma potuação diferente.
Touchdown. Vale 6 pontos. Acontece quando o jogador do time entra na “end zone” (espécie de grande área) do adversário com o domínio da bola.
Extra Point. Ponto extra. Acontece toda vez que alguém marca um touchdown. O objetivo aqui é chutar a bola entre a trave.
Field goal. Bem similar ao extra point, acontece quando alguém chuta entre a trave mas a bola ainda está em jogo.
Continua depois da publicidade
Safety. Vale 2 pontos. Acontece quando o dono da bola é derrubado dentro da sua própria endzone.
Jogando. Um cara-ou-coroa determina que time vai fazer começar o jogo. Durante o jogo, ataque e defesa ficam frente a frente na linha de disputa. Quando um time está atacando, os jogadores do outro time usam seu time de defesa. Cada jogada começa com um "snap", o passe por baixo das pernas para o quarterback.
Ataque. O time com a posse da bola usa seus jogadores ofensivos para avançar no campo. O objetivo é chegar na end zone, para isso, o time deve se mover no campo, ganhando jardas. Uma jarda é a medida usada para marcar o campo. O time tem direito a quatro descidas (down) para ganhar dez jardas. Se não conseguir, deve devolver a bola em um "punt", um chutão para o lado contrário do campo. Quando o time consegue as dez jardas, ele automaticamente ganha mais quatro chances.
O ataque pode acontecer de duas maneiras: o passe ou a corrida - que são jogadas áreas ou terrestres. No passe, o quarterback procura algum recebedor aberto e lança a bola pelo ar, a longa distância. Quando a bola é lançada e o receive não domina a bola, o passe é considerado incompleto.
Defesa. O objetivo principal da defesa é bloquear o adversário para que ele não avance no campo. As três maiores jogadas do time de defesa são: a interceptação, quando o jogador pega a bola do adversário no ar durante um passe, um “tackle”, quando o jogador derruba o adversário e um “fumble”, quando a bola escapa da posse de um jogador, e a defesa pega.